A História E Funcionamento Do Relógio De Pulso

Por Roberto Sedycias | 03/02/2008 | Tecnologia

Um relógio de pulso é uma espécie de medidor de tempo que a pessoa usa para verificar. Os relógios começaram a existir em 1600s com a modificação dos relógios movidos a mola. Os relógios modernos têm uma porção de funções como um calendário além da exposição do tempo.

O tipo de relógio de pulso mais comum usado pelas pessoas é aquele colocado no pulso e ajustado por uma pulseira que pode ser de náilon, couro, qualquer tipo de plástico, metal ou até mesmo cerâmica. Antes, os relógios eram de bolso e eram carregados separadamente.

O projeto do relógio foi bastante melhorado no século 21 devido aos avanços tecnológicos no campo da metalurgia, do depósito de vapor físico e materiais compostos. Materiais melhores são agora utilizados na fabricação de relógios que são mais duráveis, mais exatos, mais estéticos e mais confiáveis.

O escape é um tipo de mecanismo que limita e controla o desenrolamento no relógio. Ele faz uma conversão de um desenrolamento simples em uma liberação periódica da energia. Isto é feito pela engrenagem que bloqueia os interruptores entre o `estado conduzido` e `livre`.

A roda de contrapeso junto com a mola dá forma a um oscilador harmônico. Este oscilador controla o movimento do sistema da engrenagem no relógio. Isto é semelhante a um relógio de pêndulo.

Tourbillion é um tipo de giro usado para escape. Ele cancela os efeitos da polarização na manutenção do tempo usando a gravidade. Caso contrário, o relógio teria que ser mantido na mesma posição por muito tempo.

O movimento em um relógio é o mecanismo que mede o tempo e assim ajuda a indicar o tempo atual correto. Os movimentos podem ser mecânicos, eletrônicos e talvez, até ambos. Atualmente a maioria dos relógios usa a marcação do tempo eletronicamente mesmo se o relógio apresentar um aspecto de funcionamento mecânico.

Os relógios são classificados em sua maior parte na base dos seus movimentos. As classificações são movimentos mecânicos, movimento da forquilha, movimento eletrônico e o movimento controlado por rádio. A fonte de força usada pode ser uma mola. Há molas de enrolamento automático também presentes. Alguns relógios modernos funcionam com o movimento do usuário, alguns relógios funcionam com a ajuda de baterias ou dispositivos eletrônicos. Alguns relógios funcionam pela luz, enquanto alguns deles funcionam pelo calor do corpo.

O display é feito geralmente sob a forma analógica ou digital. A exposição analógica é feita usando dois indicadores, uma para cada hora e minuto e às vezes outro para indicar os segundos. Na indicação digital, geralmente há uma tela do LCD em que o tempo aparece no formato digital.

Todos os relógios mostram o tempo pelo menos em horas e minutos. Poucos relógios mostram a data, o dia e alguns deles têm até alarmes. Alguns relógios mais sofisticados têm cronômetro, fases lunares, calendário perpétuo, repetidor de minuto e equação do tempo.

Quando as vendas de relógios dos fabricantes Suíços caíram, eles redesenharam e passaram a produzir uma versão mais barata no fim do século 20. Com a ajuda de alguns desenhistas gráficos, lançaram uma variedade de relógios elegantes. Os relógios de tempo duplo foram projetados para os viajantes internacionais.

Os relógios de coleção ou do tipo jóia foram projetados e tiveram a sua miniaturização e precisão elevadas junto com um agradável aspecto estético. Algumas das principais companhias destes tipos de relógios são Patek Phillipe, Jaeger-LeCoultre e Rolex. A produção em massa é feita por companhias como Omega, Tag Heuer e Breitling.

Outros tipos de relógios incluem relógios computadorizados e multifuncionais com artigos eletrônicos como calculadoras, câmeras digitais, vídeo games, receptor de GPS e telefone celular. Keydrives foram encaixados nos relógios. Alguns relógios mais recentes foram introduzidos no mercado como sendo à prova d`água uma vez que eles não são muito afetados pela água como outros relógios e são categorizados baseados na sua capacidade de repelir a água.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/relogios.php