A História do O Rappa

Por Andre Junior | 13/01/2011 | Sociedade

Em 1993, uma banda foi montada correndo para acompanhar a turnê do cantor de reggae Papa Winnie no Brasil. Os integrantes Nelson Meirelles, Marcelo Lobato, Xandão e Marcelo Yuka, resolveram continuar juntos depois que Papa foi embora e começaram a procurar um vocalista. Assim que encontraram Marcelo Falcão, nasceu a banda "O Rappa".

O primeiro disco veio em 1994 e não fez muito sucesso. Já no início Nelson Meireles saiu e, Lauro Farias assumiu seu posto. Com garra e muita coisa pra dizer, O Rappa continuou tocando e lançou um novo álbum no ano de 1996.

O cd "Rappa Mundi" fez a banda conquistar os quatro cantos do país. Quase todas as canções foram sucesso. Com uma letra perfeita e uma música impactante, "O Rappa" conseguiu conquistar público e especialistas. Músicas como "Pescador de Ilusões", "A Feira" e "O Homem Bomba" dominaram as rádios. As regravações e adaptações feitas pela banda também conquistaram, era difícil encontrar quem não gostasse das músicas "Hey Joe" e "Vapor Barato".

Depois de muito pé na estrada, em 1999 O Rappa lançou a obra prima "Lado B Lado A" que, deixou o queixo dos fãs caído. As letras continuavam boas, mas possuíam uma crítica social pesada e mostrava que eles tinham muito que o dizer. A qualidade magnífica de canções como "Minha Alma" e "Me Deixa" impressionaram e ainda vieram acompanhadas de videoclipes cinematográficos.

Tudo parecia bem até que, o brilhante Yuka foi baleado em uma tentativa de assalto. O baterista ficou paraplégico e ficou impossibilitado de tocar. Ele ainda continuou na banda e participou da produção do disco que já estava gravado "Instinto Coletivo", em 2001.

O grupo "F.ur.t.o" e o trabalho social passou para primeiro plano e em seguida Yuka abandonou O Rappa. Em 2003, "O Silêncio Q Precede O Esporro" foi o primeiro álbum do "O Rappa" sem Yuka. Eles não perderam o ritmo e continuaram impressionando. O destaque dessa vez foi para as músicas "Reza Vela" e "Rodo Cotidiano".

Em 2008, "O Rappa" lançou o álbum "7 vezes", seu último trabalho de estúdio. Quem é fã da banda pode aproveitar para conferir as letras do Rappa no site especializado em letras de músicas, o Qual é a letra da música? e já sair cantando.