A História de Chico Buarque

Por Andre Junior | 02/12/2010 | Arte

Chico Buarque é hoje, um dos compositores e cantores mais respeitados da música brasileira. Nascido no ano de 1964, Chico é filho do historiador Sergio Buarque de Hollanda, ex-marido da atriz Marieta Severo e, irmão da cantora e violonista Miúcha. Sua família sempre foi recheada de figuras importantes para o país, mas nem por isso, Chico foi ofuscado.

É impossível falar da história da MPB, sem citá-lo. Em 1964, ele já se apresentava em colégios e participava de pequenos concursos. Compondo e se apresentando desde cedo, Chico tornou-se conhecido do grande público quando em 1966 ao participar do Festival de Música da Record. Sua música "A Banda" interpretada por Nara Leão, conquistou naquele ano o primeiro lugar do festival.

Sua participação em festivais foi fundamental, tanto para a sua carreira, tanto para o desenvolvimento do cenário musical da época. Sucessos como "Roda Viva", "Sabiá" e "Carolina" conquistaram o país inteiro, ultrapassando as fronteiras e chegando em países da Europa, como França e Itália.

Escrito em 1971, "Construção" é um dos álbuns mais elogiados do cantor, sendo lançado depois do seu retorno da Europa. A partir deste momento, Chico foi se tornando requisitado em outras atividades artísticas como Cinema e Teatro. Embora suas músicas tenham sofrido censura na época da ditadura militar, parecia que todos queriam que ele compusesse para suas obras.

Conhecido por sua inteligência, Chico é uma figura calada que, não costuma dar muitas entrevistas para a imprensa. Isso não impossibilitou que ele se tornasse muito popular, de forma que os homens o admiram e as mulheres morrem de amores por eles. A empreitada do cantor pelo mundo da literatura com o romance "Budapeste", só veio reforçar esta idéia.

Sua obra é reconhecida mundialmente pelo caráter político e poético. Como suas músicas são extremamente populares, as letras acabam sendo facilmente encontradas em vários sites da internet. Seu último álbum de músicas inéditas "Carioca" conquistou pela doçura e delicadeza, fazendo com que cada faixa parecesse uma estrofe de uma maravilhosa poesia. É possível encontrar facilmente as músicas e também as letras de música de Chico Buarque pela internet, o que facilita muito para aquelas pessoas que não o conhecem ainda saber sobre suas criações.

Com a idade, o cantor acabou diminuindo a sua quantidade de shows e aumentando sua produção literária. Seu último livro, que recebeu o nome de "Leite Derramado", acaba de ganhar o Jabuti, o Oscar da literatura popular brasileira.