A HISTÓRIA DA LITERATURA COMPARADA

Por polianana nunes alves | 20/06/2011 | Literatura

Resumo

O artigo irá mostrar a historia da Literatura Comparada na Europa surge como uma ciência histórica do molde gregário - positivista, sujeito a estudo eurocêntrico das literaturas nacionais, mas evoluiu para uma disciplina torna-se geral, e crítica global. Até os anos setenta do século XX literatura comparativa variou de investigações da relação entre as literaturas nacional e supranacional de estudos de acordo com categorias como tipos genéricos, recepção, temática e formal horizontes de várias literaturas. Na América do Norte, essas investigações foram estendidas para a relação entre literatura e outras artes, ou outras formas de cultura e estudo cultural.

Introdução

Literatura comparada é o estudo da história literária, teoria literária e explicação dos textos a partir do ponto de vista de nível supranacional ou internacional. As preocupações supranacional superação de um exemplo nacional de literatura, artes, e sua estrutura geral, como o gênero literário e objecto de um trabalho. Já é o nacional internacionalmente, uma vez que diz respeito à relação entre as literaturas nacionais, como um exemplo de um estudo comparativo das obras da literatura chilena e francesa. O estudo comparativo da literatura a partir de uma perspectiva supranacional quando os problemas que transcendem o foco conceito nacional. Quando se toma uma perspectiva internacional ao estudar as relações e intercâmbios entre duas ou mais literaturas nacionais.


A base do trabalho comparativo é feito a partir da descoberta de estruturas supranacionais são apresentados em diversas obras, tais como gênero ou tema de construção de aspectos e fenômenos da intextualidad ou internacional, como lingüístico-cultural, e as imagens do nacional e no exterior entre os mais relevantes. De acordo com Antonio Martí (2005:367), o estudo da literatura, independentemente da linguística, étnica ou política, não pode ser confinado a um único método: descrição, caracterização, narrativa, explicação, de avaliação são usados em comparatismo.

Henry Remak define literatura comparada é o estudo da literatura além das fronteiras de um país em particular e no estudo da relação entre literatura e outra área de conhecimento ou de opinião, incluindo arte, pintura, política,
escultura etc..., a comparação da literatura com outro ou outros, e comparação da literatura com outras esferas da expressão humana.

Literatura comparada desenvolve várias linhas de investigação, incluindo: o primeiro diz respeito à pesquisa destinada a problemas teóricos e históricos são. Exemplo Poe, comparada a estética diz respeito ao estudo comparativo da literatura com outras disciplinas artísticas. O segundo são explicitamente incluem abordagens históricas e teóricas sobre os textos literários que são estudados, tanto como literatura e da cultura envolvida, sua educação é a intertextualidade, que é apresentado, tanto em seus problemas teóricos e na sua qualidade de fenômenos textuais em sua operação.
O imagologia estudou com a imaginação literária e social em relação à representação de outras evidências de que a representação pelo estudo de imagem. Essa imagem é a expressão de uma separação significativa entre dois tipos de realidade cultural. Sua finalidade é revelar o valor ideológico e político que pode ter aspectos de uma obra literária, enquanto condensação das idéias das ações autor com seu ambiente social e cultural, enquanto desafiando a identidade cultural, numa relação dialógica em que a identidade e alteridade são assumidas como mais de um assunto.

O tematologia designa a área de pesquisa que lida com o estudo comparativo de temas literários e mitos, e emerge como um legado de pesquisa da literatura popular comparados. Desde os anos setenta, thematology afirma que, em sua crítica histórica e hermenêutica, com chaves de leitura e hipóteses interpretativas. Seu objetivo é interpretar as variações e as metamorfoses de um tema literário ao longo do tempo, à luz das suas relações com a histórica, ideológica e intelectual. Identificação e crítica a interpretação de um sujeito dentro de certa classe de detector textos podem atuar como ideológico. O tema de um grupo de comparação de textos pode mostrar como um imaginário certo é modulado no tempo, através de certas formas literárias e dentro de espaços culturais, definida e estabelecida vínculos com a história das idéias, ideologias, a mentalidade de sensibilidade.





























Referência Bibliográfica

Dubatti, Jorge, Los estudios de teatro comparado, herramienta para el teatro mejicano, Armas y letras, (revista de literatura, arte y cultura de la universidad autónoma de Nuevo León),2008 . PP-52-58
William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, São Paulo, Atual Editora, 2003, cap. XVI.