A Hipocrisia na Igreja do Senhor
Por Plinio Luiz Teixeira | 28/12/2008 | BíbliaA HIPOCRISIA NA IGREJA DO SENHOR
(mensagem n° 004/2007)
"... não sejas como os hipócritas.." (Mateus 6:5). Hipócritas são aqueles que professam à Jesus Cristo como Senhor e Salvador, mas, em função de seu comportamento, continuam a ser um obstáculo para os incrédulos. Nunca ninguém se expressou de forma tão sucinta do que quando Ghandi, da Índia, afirmou sobre a cristandade: "GOSTO DO CRISTO DELES, MAS NÃO GOSTO DOS CRISTÃOS. ELES SÃO TÃO POUCO PARECIDOS COM O SEU CRISTO".
Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados Cristãos pela primeira vez em Antioquia "E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividades e fala eram como Cristo.
Infelizmente, com o tempo a palavra, "Cristão", perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Deus. O nascido do Senhor não depende de cargos ou de diplomas universitários para ser de Deus, mas de sua experiência pessoal com o Espírito Santo. Ao nascer do Santo Deus, a imagem espiritual corrompida do primeiro Adão é apagada e ele assume a imagem espiritual santa, separada, do Segundo Adão, Jesus.
Muitas são as pessoas que não acreditam em Jesus Cristo e se consideram Cristãs simplesmente porque vão à igreja ou vivem em uma nação "Cristã". Mas ir à igreja, servir aos mais carentes que você, mencionar trechos bíblicos por acharem bonitos e profundos, mas sem o entendimento da Palavra, ou ser simplesmente uma boa pessoa não fazem de você um Cristão.
Lembro de ter lido uma antiga frase que dizia assim: "Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a uma oficina faz de você um carro." Ser um membro de igreja, freqüentar os cultos regularmente e trabalhar para a igreja não podem fazer de você um Cristão.
Meditemos nas palavras do Senhor Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto" (João 12.24). Nesta passagem bíblica, entendemos que ninguém poderá experimentar o novo nascimento sem antes morrer espiritualmente para si mesmo e para o mundo, sem antes renunciar a si mesmo, à sua vontade, ao seu eu, e praticar a Palavra de Deus.
Muitas pessoas ouviram o Evangelho, aceitaram ao Senhor Jesus como Salvador, até batizaram-se nas águas, mas, ainda assim, não tiveram uma experiência com Ele. Essas pessoas não tomaram a decisão de entregar suas vidas a Ele. Conhecem o Senhor Jesus só de ouvir falar.
É muito fácil dizer que aceitamos o Senhor Jesus. Não basta apenas levantar o braço e dizer: eu aceito o Senhor Jesus como meu Único Salvador. Esse simples gesto é insuficiente para agradar a Deus.
Nós cristãos devemos expressar a nossa fé com inteligência, mostrando o verdadeiro caminho para as pessoas, ganhando almas e agradando ao Senhor, esse sim, nosso objetivo maior. Precisamos deixar de termos pontos de vistas teóricos e agir com inteligência a nossa fé no Senhor Jesus, pois perto está o Senhor de todos os que o invocam em verdade.
Aprendemos com a Bíblia que as boas obras que fazemos não são capazes de nos tornar aceitáveis, dignos para Deus. Veja o que diz em Tito 3:5: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," Então, um Cristão é alguém que foi renascido por Deu... "... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo". "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre"(João 3:3; João 3:7; 1 Pedro 1:23) e colocou a sua fé e confiança a serviço do Senhor Jesus Cristo. ..."pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus."(Efésios 2:8).
Um verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. A sua confiança não diz respeito a uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de coisas que não podemos fazer.
Um verdadeiro Cristão é alguém que colocou a sua fé e confiança na pessoa do Cristo e no fato de que Ele morreu na cruz como pagamento por nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos para obter vitória sobre a morte e dar vida eterna a todos os que Nele crêem. João 1:12 nos diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome."
Um verdadeiro Cristão é de fato um filho de Deus, uma parte da verdadeira família de Deus, e alguém que recebeu vida nova em Cristo. A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus (1 João 2:4; 1 João 2:10). Não é religioso, nem fanático e nem hipócrita.