A grandeza é uma opção

Por Evaldo Costa | 05/07/2010 | Crescimento


Até que ponto a nossa vida é guiada por deveres, responsabilidades e compromissos assumidos? Como evitar que as nossas obrigações e tarefas assumam o comando de nossa vida? Essas são apenas algumas questões para as quais a maioria de nós gostaría de saber prontamente as respostas. Uma boa maneira de obtê-las é refletir partindo-se do principio de que a grandeza é uma opção e não um dom.

A nossa vida é, muitas vezes, arrastada pelos nossos deveres e responsabilidades, e nem sempre temos o hábito de refletir em busca de caminhos que nos levem a uma vida melhor. Preferimos remoer a derrota a manter vivas as lembranças das conquistas. Nem sempre nos damos conta de que somos bem maiores do que imaginamos.

Duvidamos de que somente nós temos a prerrogativa de criar o nosso próprio destino.
Mais cedo ou tarde, acabamos evoluindo um degrau na escada da vida, mas logo surge um próximo desafio, como o de achar que temos o poder de mudar os outros. Ledo engano, pois não mudamos aquilo que existe ao nosso redor. Conseguimos o que desejamos a partir da mudança da nossa maneira de ser, agir e reagir.

Portanto, quando entendemos e aceitamos que só possuimos o poder de definir a nós mesmos, adquirimos confinça, sabedoria, foco e a nossa vida ganha sentido e conseguimos, com naturalidade, tudo o que desejamos e aparentava ser impossível de ser obtido. Uma boa maneira de ver a vida é comparando-a a um filme em que somos o roteirista, diretor, produtor e estrela. Todas as escolhas serão nossas, inclusive se ele será um sucesso ou fracasso. Admitamos ou não, o poder e a consistência dos nossos pensamentos e esforços determinam os resultados que buscamos na vida.

Há muitos mistérios ainda não desvendados sobre a nossa existência, mas nenhum estudo sério foi capaz de provar que a força de nossa mente não interfere em nossas conquistas ou fracassos. É certo que quando nos achamos fracassados, acabamos derrotados, mas quando nos concentramos na vitória ela surge como se não houvesse obstáculos.

Todavia, não bastam pensamentos positivos, é necessário atrair e manter próximo a nós gente energizada, motivada, de bons princípios... Os semelhantes se atraem. Uma pessoa inteligente, tráz para próximo de si, gente inteligente, do mesmo modo como uma pessoa estúpida acaba atraíndo outro ser estúpido. Daí, nenhum relacionamento poderá encontrar a felicidade se as partes não forem capazes de canalizar a energia do sucesso.

Já que sabemos, que tudo muda quando mudamos, então cabe a nós, e a mais ninguém, a tarefa de ser feliz. E a primeira e mais importante regra é assumir o comando e a responsabilidade por tudo aquilo que acontece conosco. Pois é como disse Winston Churchill: "O preço da grandeza é a responsabilidade."

Daí, basta ouvir a voz que flui do nosso coração, pois só assim escolheremos melhor. Finalmente, devemos alimentar a chama da grandeza de perdoar, perseverar, levantar-se a cada queda, sorrir e ajudar ao próximo a conquistar o que deseja. Pois é compartilhando o bem que enriquessemos cada vez mais.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
Escritor, consultor, conferencista e professor.
Autor dos livros: "Alavancando resultados através da gestão da qualidade", "Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia" e co-autor do livro "Gigantes das Vendas"
Site: www.evaldocosta.com
Blog: http://evaldocosta.blogspot.com
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com