A GESTÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÃO NO SETOR DE CROSSDOCKING DE UM OPERADOR LOGÍSTICO

Por DIEGO MOREIRA BEZERRA | 03/05/2018 | Tecnologia

RESUMO

Este artigo aborda parte do conceito da gestão de produção e operação e explora os resultados da aplicação da mesma no setor de crossdocking de um grande operador logístico. A gestão da produção e operação é fundamental para a realização da programação de todos os demais processos relacionados ao planejamento e à execução. De forma que, com base em objetivos definidos e resultados obtidos, seja possível organizar e gerir outros processos como: qualidade, recursos humanos e infraestrutura em uma organização. Pautado nas principais ferramentas e metodologias desenvolvidas, foi possível enquadrar o assunto à uma situação problema, esta que se tornou o estudo de caso. Estudo de caso este, onde foi possível enxergar situações semelhantes as pesquisas realizadas e aplicar os conceitos dos autores estudados, conseguindo assim alcançar um resultado positivo. Referente ao estudo de caso, após realizar todos os levantamentos e entender as classificações e métodos utilizados ficou claro que há uma categorização da gestão da operação, onde, enxergando de uma maneira mais ampla e hierárquica, este modelo faz a gestão dos demais processos de modo que todos tenham um objetivo em comum. Isso indica que os métodos de produção, os indicadores de qualidade, dimensionamento e mensuração de mão de obra, o controle de layout, os recursos humanos, recursos mecânicos, dentre outros processos, tornam a gestão da produção um ambiente complexo onde existe a necessidade de cooperação e consolidação das atividades para que haja um resultado final positivo.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá abordar as temáticas da gestão de operações e como foram aplicadas no processo produtivo do setor de crossdocking e automotivo de um operador logístico.. O foco desta pesquisa é identificar a utilização dos conceitos produtivos e desenhar o fluxo descrevendo todas as etapas do processo produtivo para se clarificar a importância da gestão operacional na empresa e quais são os métodos para obtenção do resultado, do nascimento à finalização de um serviço.  

Como base para a gestão de operações destacou-se pontos que regem as etapas que têm influência direta no produto final: Gestão da Qualidade; Redução de Custos e Controle de Produção ou Gestão da Produção; Gestão de recursos humanos; Gestão de Processos; Sistema e Tecnologia; Projeto e Produtividade. O desenvolvimento da pesquisa tem como base o ponto de vista prático, buscando o máximo de semelhança das teorias de gestão de operações com o funcionamento e os processos produtivos. A análise é pautada em procedimentos operacionais e pesquisas já realizadas sobre o tema, afim de entender o funcionamento da empresa.Desenha-se todas as etapas e áreas envolvidas, desde a produção, logística e suprimentos, desenvolvimento de produto, processos, compras e recursos humanos.

Na pesquisa de Vanalle e Salles (2012) que tem como conclusão a estreita relação de entrega fornecedor e indústria. Já Guarnieri e Hatakeyama (2010) mostra a importância da logística dentro do processo produtivo e a implantação e operadores logísticos na indústria.

A Gestão de Operações é um assunto bastante discutido, por ser um processo amplo, que sub aloca outros “gerenciamentos” para cada operação e dada sua particularidade busca desenvolver modelos individuais que de certa forma acabam sendo maleáveis o bastante para adequação em qualquer outro operador.Tendo o estudo caracterizado pela pesquisa de natureza quantitativa. Utiliza-se do método indutivo de abordagem que segundo Sampieri, Collado& Lucio (2013) apresenta um fato a partir de uma estrutura particular com ascendência para o geral. Trata-se de uma pesquisa quantitativa segundo sua natureza e com o estudo de caso como procedimento técnico de coleta de dados.

Artigo completo: