À Francesa

Por Kely Pontes Bezerra | 10/09/2013 | Crônicas

E saiu à Francesa ... “Sair sem se despedir, nem mesmo dos anfitriões; sair sem aviso prévio, sem ser notado”. Sair furtivamente, em silêncio: Esgueirar-se de um local, geralmente escapando de uma situação incômoda.

E foi-se de fininho, porém levando consigo sua dignidade.

É claro que sair sem ser notado é um ato de coragem para poucas pessoas, mas ter discernimento e dignidade para abandonar o que nos faz mal e  buscar o que nos faz feliz é sempre o caminho, pode não ser o mais fácil, mas trará muito mais serenidade e paz para nossa vida.

Para aquelas pessoas que insistem em ocupar a pior poltrona da arquibancada e preferem assistir mesmo que de longe a felicidade alheia, deveriam seguir o belo exemplo daquela que sabe que sua felicidade não está nas mãos do homem e sim de Deus. E entender que amor, atenção, afeto... Não se barganha ... Muito menos mendiga.

 É preciso ter consciência do seu próprio valor! O passado não retorna mais e o futuro depende apenas do que decidirmos hoje.  

E insiste em ficar... porém despertando um sentimento exprimido: um misto de pena, pesar e repugnância...

Sinto dó daquele que tem dificuldades em aceitar a perda.  Para ele é mais fácil ficar sentado na arquibancada da vida, torcendo pela realização do  mal que ele deseja para a vida daqueles que conquistaram aquilo que era seu desejo. Ele precisa tão somente de companhia no setor dos fracassados. Não quer reconhecer que deu errado, não tem coragem de recomeçar! Tem medo do novo! Então para esta pessoa é melhor insistir e passar anos a fio  esperando a vida do outro dar errado!

 É digno do meu pesar  aquele que ora com o intuito do relacionamento do outro dar errado, para o outro ser demitido, ficar doente, ora tanto pelo mal do outro... que acaba esquecendo de orar a  Deus para ter um relacionamento segundo a Sua vontade, agradável aos seus olhos e que tenha propósitos. Pensa tanto em ficar com aquilo que Deus deu para o outro que não consegue raciocinar  que o que Deus tem para sua vida  pode ser muito melhor. Um marido melhor ou  uma porta de emprego maravilhosa, Deus pode tudo ! Está tão envolvido em tramas para derrubar o outro que não enxerga que pode ser a benção que alguém tanto espera. Será que você torcedor assíduo do fracasso alheio já parou para pensar nisso?  Você pode estar sendo um estorvo para sua família, amigos, colegas de trabalho e não uma boa influência como deveria. As pessoas mais próximas acabam sofrendo por tabela, pois sabem o abismo que é tentar viver a vida do outro em detrimento da sua.

Se você sofre em virtude de uma rejeição amorosa, peça a Deus para não permitir que você erre novamente ou se iluda com alguém que não seja para você. Peça ajuda Dele para que você não deposite nas mãos de outra pessoa a responsabilidade por sua alegria e auto-estima.

Se o seu caso é profissional também não faz muita diferença, acha que é boicotado? leva o seu setor nas costas e aquele colega que trabalha menos  foi promovido e você não? Sente-se desvalorizado? Você já devolveu à Deus o que lhe pertence ? é dizimista ? Quanto tempo tem que você fez curso de atualização na sua área? Você é comprometido com horário, colegas e tarefas ? Observe o perfil daquele que foi promovido com bons olhos quem sabe você não crescerá profissionalmente com seu exemplo.  Ele pode não ser tão bom quanto você, mas possui características inerentes ao cargo. Quem é competente realmente não perde tempo em empresa que não valoriza suas habilidades. Mas existem pessoas que preferem torcer pela demissão do colega a agregar valores à organização ou buscar uma nova e melhor recolocação profissional.

Não julgue, não critique, não agrida, não se revolte!

Se não deu certo é porque você precisa amadurecer com a experiência e se você recusar a correção e continuar no erro, sua benção ficará retida. Deus nos ama tanto que não quer que a benção que ele tem para minha e para sua vida seja transformada em maldição. Toda experiência é para crescimento.

Reporto-me mais uma vez àquela pessoa que soube sair à francesa, com a elegância de poucas... Imagino que esta sabe o valor que tem e confia nos planos de Deus para sua vida!

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 

Isaías 55:8

Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55:9

 Você pode escolher  ficar com os infelizes ou tornar-se forte o suficiente para tomar uma atitude diante das adversidades da vida.

Os infelizes continuam na fila do setor norte-sul tentando comprar um ingresso. Ou em alguns casos enviam solicitação de  amizade pelo facebook. Os fortes perceberam que estavam no local errado pegaram seu banquinho e saíram de fininho... sem despedidas ... à francesa.

Afinal como dizia Augusto Barros... “ se for para amar que seja agora, se for para ir que vá embora, tenho pressa em ser feliz ! ”