A FORMAÇÃO DO EDUCADOR: luzes e sombras no ambiente formativo subjacente à missão do Instituto de Ensino Superior (IES)

Por IZA GARDENIA SILVA MARQUES DE ARAUJO | 28/11/2017 | Educação

Ivaldina Santos Pereira
Iza Gardênia Silva Marques de Araujo
Josemar Nogueira Silva

RESUMO
Estudo que versa sobre a “A Formação do Educador, focado nas luzes e sombras no ambiente formativo subjacente à missão do Instituto de Ensino Superior (IES)”. Surgido a partir de dúvidas e interrogações observadas na própria práxis do educador, ao longo do processo formativo, objetiva compreender as possibilidades e os limites do ambiente formativo como contribuinte para a formação do educador na coletividade das IES, na missão pretendida pelo curso de pedagogia, procurando antever esse percurso como ideal para o alcance dos objetivos propostos, e como caminho para a construção de aprendizagens significativas. Procura ainda verificar na ação formativa do docente se há uma visão profissional, consciente e responsável do processo ensino-aprendizagem, além de analisar, nas ações do educador, aquelas que integram uma formação profissional competente e reflexiva. Sustenta-se em pressupostos norteadores, com destaque para as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia como guia do profissional de ensino e como espaço adequado para a confrontação do ambiente formativo, com ênfase no embate entre o ambiente positivista e o progressista, proferindo seus entraves e suas contribuições para a formação profissional exigida. Metodologicamente, a pesquisa, no espaço institucional, efetiva uma interpretação da visão da comunidade acadêmica, corroborando para revelar as luzes e sombras que permeiam o ambiente formativo, na intenção de que os resultados colhidos possam nortear ações político-pedagógicas capazes de elevar a qualidade da práxis docente, o ambiente de sala de aula e uma formação significativa dos futuros educadores.
Palavras-chaves: Formação do educador. Ambiente formativo. Missão institucional. Práxis pedagógica.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema “A FORMAÇÃO DO EDUCADOR: luzes e sombras no ambiente formativo subjacente à missão das IES”. Nessa linha, procura dirimir verdades provisórias, observadas na própria práxis do educador, ao longo do processo formativo, cujas dúvidas temporárias dissiparam-se nas diversas leituras dos diferentes conhecimentos, além de discussões no ambiente de sala de aula e reflexões na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem.
A formação do educador ao longo da história tem passado por várias mudanças que interferem bruscamente no seu desempenho. Na verdade, essas mudanças vem direcionando a busca por melhorias na qualificação do educador objetivando um ensino de qualidade para a construção de uma sociedade melhor, com bons cidadãos, conscientes, críticos e aptos a ingressar no mercado de trabalho.
O objetivo principal deste trabalho é compreender as possibilidades e os limites do ambiente formativo que contribuem para a formação do educador na coletividade das IES, com foco na missão pretendida pelo Curso de Pedagogia. Também é intenção integrante deste estudo, observar a dinâmica na interação educador/educando no ambiente formativo, como caminho para a construção de aprendizagens significativas, verificando na ação formativa do docente se há uma visão profissional, consciente e responsável do processo ensino-aprendizagem, além de analisar, nas ações do educador, aquelas que agregam positivamente, na práxis pedagógica, uma formação profissional competente e reflexiva.
Diante de uma nova ordem mundial, onde as plataformas de ensino convivem com os chamados “nativos digitais”, é exigente a apresentação uma moderna forma de receber e propagar informações, necessitando habilidades dos docentes em utilizar esses novos recursos tecnológicos buscando diversidade e inovações na sala de aula. É possível perceber que mesmo diante de tão grande avanço tecnológico existe uma via de mão dupla dentro do espaço educativo no que se refere ao relacionamento educador/educando e sua comunicação.
Na busca por mudanças, a realidade formativa institucional insere-se num processo de ensino-aprendizagem estruturado, dinâmico e motivador objetivando alcançar o acadêmico do curso de pedagogia para que este venha assumir seu verdadeiro papel o de docente, agente transformador do cidadão e, consequentemente, da sociedade de forma geral.
O presente estudo pretende somar e contribuir com o ambiente formativo, sustentando-se em pressupostos norteadores, com destaque para a base legal que fortalece a capacitação e qualificação desses profissionais, levando-os a repensarem seu papel enquanto educadores e formadores, não só de opinião, mas de consciências, certo de que, como tal, precisa ele próprio de motivação para que apresente resultados positivos.

Artigo completo: