A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PRÁTICA EDUCACIONAL NA ATUALIDADE
Por Marisa Marchi Uchoa | 31/08/2010 | EducaçãoMarisa Marchi Uchôa Espindola
Universidade Tiradentes
uchoaespindolamarisa@gmail.com
RESUMO
O artigo se reporta a formação de professores e a realidade atual, analisando a prática docente em seu cotidiano pedagógico e cultural. Numa perspectiva social das construções do saber vivenciado no momento atual, das ações em que se realizam grandes mudanças sócio-pedagógicas. Discute ainda a importância de uma escola aberta para as inovações e tecnologias educacionais. Percebendo o professor como o principal personagem desse processo, valorizando a sua formação continuada.
Palavras Chave: Formação, Social, Saber, Pedagógico.
INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira e a escola brasileira estão perdidas em práticas que não condizem com a realidade individual e com o contexto social, de um Brasil que vive conflitos entre a pobreza absoluta e a classe media abastada. Com a escola do pobre e a escola do rico. O que não é possível negar que estamos aqui discutindo e buscando em árduos estudos solução para uma práxis de conteúdos e de temas vividos e re-vividos no cotidiano de cada realidade social. Modelos de verbalismo e intelectualismo nos têm levado anos e anos ao ostracismo educacional. Uma escola voltada para dentro de si mesma de seus conteúdos e de verdades absolutas.
Sonhar com uma educação igualitária, que vive o interesse de nossa sociedade, em busca de dias melhores de convivência, parte de uma prática educativa vivida em sala de aula. O Professor tem o papel de transformar a nossa sociedade como criador de um projeto educativo igualitário e de mudança social. Um fazer que precisa ser aperfeiçoado em sua formação, num repensar permanente do cotidiano, transformando os momentos em ricas experiências de crescimento cientifico e técnico.