A FILOSOFIA E SUA UTILIDADE PRÁTICA ENQUANTO CIÊNCIA

Por MARCOS AURELIO RODRIGUES FONTES | 18/06/2013 | Educação

A FILOSOFIA E SUA UTILIDADE PRÁTICA ENQUANTO CIÊNCIA 

Fontes, Marcos Aurélio Rodrigues¹.

socramforte@hotmail.com 

A ideia inicial que tenho de filosofia é a de uma área do conhecimento humano que lida com questões existenciais do tipo: de onde surgimos? Para onde vamos? Parece-nos a, principio, algo distante e seletivo onde poucos a compreendem. É uma ideia vaga sem fundamentação alicerçada apenas no senso comum, uma concepção leiga. Porém é de se saber que este aspecto sobre o que é filosofia, está impregnado em nossas mentes tornando-a muitas vezes inacessível e impraticável. Mas de fato o que é filosofia? Para que serve esta área do conhecimento humano? Esta e outras questões se fazem necessário para que possamos compreender sua real contribuição para a humanidade para nossa gênese, evolução e futuro.

Na busca de responder as questões inerentes a metafisica e a infinitude da filosofia, nos deparamos com questões de ordem pratica desde sua própria definição ate qual seu objeto de investigação e qual sua contribuição para a nossa vida pratica cotidiana. Suas vertentes analíticas e especulativas tornam a filosofia uma ciência múltipla considerada por muitos filósofos como a ciência mãe, ciência universal e a mais geral entre todas, estas características conferem a filosofia um caráter contraditório e epistemológico onde os próprios filósofos a definem com base em suas próprias concepções, criando uma dificuldade de ordem conceitual e entendimento acerca de seus objetos de estudo. Madjarof (2011) define a filosofia como ciência das causas primeiras, diz:

A filosofia é ciência pelas causas primeiras, porque é metafísica, quer dizer, transcende a experiência e não para até esgotar o interrogativo causal e resolver plenamente o enigma do universo. É ela, portanto, a ciência da essência profunda das coisas e não dos fenômenos, do todo e não das partes: precisamente porque as causas primeiras explicam o todo. Destarte se distingue de todo saber científico, que não atinge as causas primeiras, mas se restringe às causas segundas, isto é, se distingue de toda ciência natural particular. (MADJAROF – 2011).

Do grego filos (amizade) e sofia (sabedoria) a palavra filosofia quer dizer:  “o amor a sabedoria”  sua origem é creditada a Pitágoras sábio grego que viveu no sec. IV  a.C.  Nesta época acreditava-se que o papel primário da filosofia era a moral, ética e virtuosismo (VITKWSKI 2010).  No entanto é bom ficarmos atentos que a filosofia compreende um conjunto, um mister de ciências, assim Vitkwski (2010), pondera:

É bom assinalar que o conhecimento filosófico designava, desde a Grécia clássica, a totalidade do conhecimento desenvolvido pelo ser humano. Isso significa que ele era abrangente e agrupava vários campos como o da matemática, da astronomia, da física, da lógica, da ética etc. Enfim, a filosofia abarcava o conjunto dos saberes da realidade. Isso perdurou até meados da Idade Moderna, quando, a partir dos séculos XVI, XVII, houve a separação entre ciência e filosofia. (VITKWSKI 2010, p 29).

O trabalho das ciências pressupõe, como condição, o trabalho da filosofia, mesmo que o cientista não seja filósofo. No entanto, como apenas os cientistas e filósofos sabem disso, o senso comum continua afirmando que a Filosofia não serve para nada, (CHAUÍ, 2000). No dia-a-dia estamos acostumados a lidar com coisas praticas palpáveis, observáveis e mensuráveis e esta talvez seja a grande questão em relação à filosofia a grande dúvida de sua validação enquanto utilidade prática, então como enxergar esta perspectiva de utilidade nas questões filosóficas, pois muitas destas questões colocam em xeque a nossa própria condição humana são no geral temas abstratos e provocativos sobre temas difíceis e complexos de serem resumidamente explicados. A reflexão filosófica indaga: Por quê? O quê? Para quê? Dirigindo-se ao pensamento, aos seres humanos no ato da reflexão. São perguntas sobre a capacidade e a finalidade humanas para conhecer e agir. (CHAUI, 2000). Muitos se perguntam para que filosofia? Sobre esta pergunta responde a filósofa brasileira Marilena Chauí (2000).

Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata. Por isso, ninguém pergunta para que as ciências, pois todo mundo imagina ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade. (CHAUI, 2000 p. 10).

 A filosofia enquanto ciência possui muitas funções, estabelece um dialogo multidisciplinar e interdisciplinares com varias outras ciências sejam elas sociais, politicas, biológicas, físicas, matemáticas, etc., tenta explicar o mundo com base no conhecimento cientifico porem sem deixar de beber na fonte dos conhecimentos místicos e do senso comum, procura produzir conceitos sobre a realidade, a finalidade, o sentido e o valor da vida e do mundo. Portanto a filosofia serve, também, para explicar as artes erudita, clássica ou popular, as ciências exatas e as ciências sociais politicas e existenciais, a filosofia esta presente em todas as nossas ações em todos nossos julgamentos e ponderações é uma ciência do todo na procura de explicar as partes. Tornando-nos capazes de (re) significar o mundo e quem sabe transformá-lo.

REFERÊNCIAS

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

 CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. Ed. Ática São Paulo 2000.

 MADJOROF, Rosana. O que é Filosofia? Para que serve? Net, nov. 2011. Mundo da Filosofia. Disponível em: http://www.mundodafilosofia.com.br/artigo5.html Acesso em: 04/09/2012.

NORMAM L. et al, Introdução a filosofia – uma perspectiva cristã. São Paulo Vida Nova 1996. 11-64.

VITKOWSKI, José Rogério. Filosofia da educação. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2010.

Artigo completo: