A ÉTICA E O PROFISSIONAL CONTÁBIL.
Por Eliane Marta de Souza | 09/05/2010 | AdmA Ética e o Profissional Contábil, o profissional da área contábil sempre lidou com um elemento precioso para as empresas, que é a informação, normalmente da área financeira dos patrimônios e negócios pertencentes a terceiros. Assim, o profissional é diariamente testado no que diz respeito aos valores éticos, isso por atuar em áreas onde há diversos "conflitos", tais como empresa versus fisco, dirigentes versus sindicatos, etc. De maneira geral, o profissional contábil gerencia todo o sistema de informação, os bancos de dados que propiciam tomadas de decisões tanto dos usuários internos como os externos. Toda sociedade espera transparência dos Informes Contábeis, resultados não só de competência profissional, mas, simultaneamente, de postura ética.
A Ética é condição fundamental para que a profissão adquira credibilidade social, pois caso a sociedade não perceba a disposição dos profissionais em proteger os valores éticos, certamente ela passará a não acreditar na profissão. Como estamos falando em ética contábil, podemos afirmar que o contador ético é aquele que tem bom caráter, que acredita nos valores morais, na dignidade humana, na busca pela realização plena, tanto pessoal como profissional, pois é necessário estar realizado pessoalmente para conseguir a satisfação profissional e vice e versa. Resumindo, o profissional contábil tem que ter um comportamento ético-profissional inquestionável, saber manter sigilo, ter conduta pessoal,
dignidade, honra, competência e serenidade para que proporcione ao usuário uma informação com segurança e confiabilidade que ele merece. A influência prática da ética no mercado profissional de contabilidade traz uma grande perspectiva de valorização e crescimento da profissão, uma vez que, ao exercitar a ética o contabilista terá como resultado do seu trabalho o reconhecimento, respeito, credibilidade e confiança de seus usuários internos e externos, pontos fundamentais nos dias atuais para o crescimento e até continuidade da ciência contábil.
Ética reflete o que você é dentro de você, sua capacidade de ser e fazer, para você e seu próximo, portanto cultivem em você atitudes, que reflitam uma pessoa que é um ser humano, que pode ser reconhecido como ser humano, que pensa no vai faz.
E, para concluir as idéias deste artigo, deve-se enfatizar bastante que é de extrema importância uma conduta virtuosa, em conjunto com competência profissional, porque o mercado pode estar acirradamente concorrido, mas para profissionais com esse conjunto de virtudes as portas se abrem, porque são raros aqueles que conseguem fazer com que o dinheiro e o poder não lhes subam para a cabeça e destruam sua conduta virtuosa. A prática da ética na profissão não se resume simplesmente a observância das normas que as regem. Deste modo o profissional estará praticando plenamente a ética quando seu objetivo maior for o de contribuir para o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade.