A Ética e a Concorrência

Por Eliene Rodrigues | 26/08/2017 | Adm

 A Ética e a Concorrência 

             

Autores;

Antonia Eliene Gomes Rodrigues¹

Manuel Gerardo Mendonça Barbosa²

Natessia Kare de Sousa³

 

RESUMO: O Trabalho tem como objetivo geral analisar a ética entre empresas concorrentes participantes de licitações em Reriutaba-Ce. E busca-se conceituar ética; analisando como a ética é praticada entre concorrentes das empresas do município; e tornar mais visível que as licitações publicas pode ser pautadas na Ética. Este estudo buscou identificar, como as empresas em municípios pequenos têm e praticam a ética durante um certame de licitações com seus concorrentes. A metodologia utilizada foi: pesquisa bibliográfica, feita em trabalhos científicos e busca de material na internet, pesquisa documental, como relatórios e indicadores, e observação participante, que contribui consideravelmente para o registro das considerações finais apresentadas neste estudo.

 

Palavras-chave: Ética, Valores e Concorrência em Licitação.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo analisar a ética entre empresas concorrentes participantes de licitações em Reriutaba-Ce. O tema do estudo, ¨ A Ética e a Concorrência ¨ vem através da conceituação de ética; analisando  como a ética é praticada entre concorrentes e a mostrar que a licitação publica pode ser pautada na Ética. ¨A definição de ética está a atrelada a concepção de nossa ação tem um fim a ser realizado. (Ferreira, 2009,pag 18).Nas empresas cada vez mais se propaga a Ética como uma ferramenta de melhoria das pessoas que ali estão inseridas, buscando cada vez conduzir os colaboradores e toda a cúpula a entender, que a boa pratica as conduz a um bem estar dentro e fora da organização.

No fator de concorrentes, empresas estão buscando de forma incessante através de treinamento e outras ferramentas de uso relacionado a conscientizar a todos seus funcionários, que através de uso de outras ferramentas podemos superar e surpreender os concorrentes, dessa forma não se faz necessário utilizar de meios fraudulentos e corruptos para agregar mais valor ao produto ou serviço. “ Dentro desse contexto, o conhecimento dos elementos de competição existentes (número de competidores, parcela de mercado da empresa, grau de similaridade dos produtos) é  de fundamental importância para obtenção de vantagens competitivas” ( Beulke, Bertó, 2009, pag 64). Algumas pessoas que não conseguem adequar-se a essa revolução ou mudança de postura dentro da organização estão sendo convidadas a entrar num treinamento relacionado a conduta ética entre pares e com relação a empresa,seja ela da mesma atividade ou atividade distinta.

Temos ainda, dentro das companhias, pessoas que atuam nos mais variados cargos, sejam elas do alto escalão como Presidente, Gerentes , e a base, que muito falam, mas na verdade não praticam  a ética devida, seja com o próprio colega ou as empresas tidas como concorrentes, que  transmitem uma aparência camuflada para esconder-se, atrás da sua total antiética. Desse modo, surge a tema a problemática que dirige o trabalho: Como inserir nas empresas e colaboradores a internalização, de que, seus atos aéticos refletem como um ponto fraco para concorrer em suas licitações? Em resposta a essa indagação tem-se que expor a importância de criação de um manual de conduta ética para as empresas, independente de seu porte (pequena, media ou grande empresa) assim todos seus funcionários terão um guia.

Desdobrando em objetivos específicos, os quais são: têm conceituar ética; analisar como a ética é praticada entre concorrentes e mostrar que a licitação publica pode ser pautado na Ética. Através de pesquisa com diretores das empresas poderemos entender se a Ética e a Concorrência estará sendo assimilada de forma educativa no sentido de competição e não guerra de mercado entre as organizações. Assim entendendo a diretoria contribui para que seu empreendimento torne-se mais competitivo no mercado do município donde estão presentes com  uma nova visão e valores que só vai acrescentar melhoria que reconhecimento dos clientes, fornecedores e concorrentes, expandido com mais rapidez a toda sua organização, como também a sociedade em geral, que valorizara a empresa por suas praticas dentro da conduta ética e moral.  

Artigo completo: