A ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO CERTA É ESSENCIAL E REQUER AUTOCONHECIMENTO

Por Aline Ap. Couto | 17/03/2017 | Psicologia

AUTORA: ALINE COUTO

Discente Psicologia – 12 de Janeiro de 2016.

INSTITUTO TAQUARITINGUENSE DE ENSINO SUPERIOR“DR. ARISTIDES DE CARVALHO SCHLOBACH” – ITES

 

A ESCOLHA DE UMA PROFISSÃO CERTA É ESSENCIAL E REQUER AUTOCONHECIMENTO

                A escolha da profissão faz parte do desenvolvimento do adolescente e representa uma importante decisão. A dificuldade não é compreender o que gosta, mas escolher dentre as profissões que ele gosta, abrindo mão das outras possibilidades.

                Nesse processo de escolha, o adolescente pode passar por uma Orientação Vocacional/Profissional que tem como intento exclusivo amparar o individuo no processo, de modo que, este constitua predileções ocupacionais adequadas. A Orientação é constituída por um agrupamento de aptidões naturais, e relevâncias especificas dos indivíduos que visam à propensão de uma profissão. As entrevistas e o uso dos testes vocacionais são ferramentas essenciais para auxiliar as pessoas em relação qual carreira profissional deve trilhar.

O autoconhecimento é de extrema importância para uma profissão. É necessário ter conhecimento das influências que o orientado esteja vivenciando, ou seja, se há influências de pais, amigos, expectativa de carreiras. A idealização da carreira, assim como do salário podem atrapalhar nesse processo de escolha da profissão, pois o orientado busca uma profissão com uma remuneração excelente, mas não foca nas atividades que terá que desempenhar ou em outros fatores, que devem ser explorados e esclarecidos.

                O orientador vocacional tem a função de auxiliar as pessoas na elaboração de um projeto de vida, na aquisição da identidade na vida adulta, visto que o trabalho é parte integrante da sua vida e que define o seu futuro.O vínculo com a profissão futura é algo reparatório e a escolha profissional sofre influências psicossociais (BOHOSLAVSKY, 2007).

Os objetivos da Orientação Vocacional são: Assessorar o orientado no processo de decisão, mobilizando-os para uma escolha profissional autônoma; Contribuir na construção da sua identidade vocacional-ocupacional; Facilitar para orietado na construção/reconstrução de seus projetos profissionais e de vida; Auxiliar o autoconhecimento, contribuindo para a superação dos conflitos psíquicos oferecidos no processo de escolha vocacional/profissional; Auxiliar o desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional; Propiciar o conhecimento e a observação acerca da veracidade educativa e socioprofissional; entre outros.

“portanto, quem escolhe não está somente escolhendo uma carreira. Está escolhendo “com o que” trabalhar, está definindo “para que” fazê-lo, está pensando num sentido para sua vida, está escolhendo um “como”, delimitando um “quando” e “onde”, isto é, está escolhendo o inserir-se numa área especifica da realidade ocupacional.” (BOHOSLAVSKY, 2007).

Ressalta-se que as orientações vocacionais podem ser feitas em escolas, organizações em geral, hospitais, clinicas, prefeituras, entre outros, todas tem uma fundamentação, métodos específicos a serem utilizados, podem ser efetuadas em grupo ou individualmente.

REFERÊNCIA 

 

                BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional: A Estratégia Clínica. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2007.