A ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO: UM OLHAR A PARTIR DA NOVA CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO

Por CLEUDILENE DE ARAÚJO SANTOS | 27/05/2017 | Educação

Nos dias atuais a busca incessante pelo conhecimento passou a ser mais que um diferencial na formação do ser

Nos dias atuais a busca incessante pelo conhecimento passou a ser mais que um diferencial na formação do ser humano, a escola deve contribuir na formação do sujeito, não preparando apenas como cidadão, mas para um mundo mais atualizado, o papel da escola neste mundo que se transforma a cada dia deve estar equilibrado sistematicamente no preparo da cidadania e ao mesmo tempo deve exercer suas funções críticas aos estudos, e enquanto aos problemas deve apontar soluções desse modo possibilitar condições para a sociedade ingressar em seu meio com compromisso um mundo mais qualificado e um profissional preparado para exercer um padrão de qualificação elevada.

1 INTRODUÇÃO A qualidade de vida e os direitos do cidadão são alcançado através grandes mudanças que tem ocorrido na educação, e para que isso pudesse acontecer houve necessidade que as bases política-filosófica fixadas pelas leis que regem um país assegurar os direitos tanto do individuo como coletivo. Atualmente a legislação educacional tem grande importância, e para a compreendermos melhor sua função iremos falar um pouco sobre escola e a sua contribuição na formação do sujeito, um olhar a partir dessa nova concepção de currículo. Destacaremos as principais características da escola para o mundo atual, Apresentando uma pesquisa sobre a nova concepção de currículo os parâmetros curriculares nacionais que apresentam os objetivos gerais do ensino fundamental, o objetivo da pesquisa é compreender a cidadania sua posição de maneira crítica conhecer as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, conhecendo e valorizando a pluralidade patrimônio sociocultural brasileiro. Pesquisamos sobre o DCN(Diretrizes Curriculares Nacionais) e o PCN (Parâmetro Curricular Nacional).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Ao desenvolver esse trabalho, percorremos a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimento teórico sobre a questão educação e sociedade, tratando de encontrar as articulações existentes entre as proposições sobre a educação e os postulados teóricos existentes que emergem. O conceito da educação e suas funções dos processos educativos no interior da sociedade na primeira parte foram analisados os principais tópicos, delimitando os postulados básicos, na segunda parteanalisamosas questões mais significantes e as mais diversas sobre a relação da educação com a sociedade. Sendo a educação um campo de cunho social, precisa ser visualizada de forma ampla e com objetivo de atender bem e com qualidade e dessa forma constituir um espaço de luta pela formação como um todo.Com base nessa pesquisa entende-se que é tarefa de todos que acreditam no direito a educação, concebendo-a não como simples acesso as cadeiras escolaresmais sim a garantia do conhecimento. James,Mckernam afirma que precisamos ser claros em nossos objetivos, isso serve tanto para a escola quanto para o sujeito: “Se nos propormos a estudar um programa educacional de forma sistemática e inteligente, devemos ter certeza de quais são os objetivos educacionais almejados”. (1949, p. 3). Toda via o traço mais original da educação desse século, é o deslocamento de enfoque do individual para o social, o político e o ideológico. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básicas, pois são elas que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, visando preservar a autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convém pra a formação daquelas competências explicitas nas DCNs. Desse modo, as escolas devem trabalhar os conteúdos básicos nos contextos que lhe parecerem necessário, considerando o perfil dos alunos que atende a região em que estão inseridas e outros aspectos locaisrelevantes. MacDonald ( 1973, p. 1-2, citado em Stenhouse, 1975, p. 112 ) defendia a avaliação democrata desta maneira: “A avaliação é o processo de conhecer, obter e comunicar informações para a orientações da tomada de decisões educacionais com relação a um programa especificado”. 

Artigo completo: