A epidemia da obesidade
Por Léo de Paiva Montenegro | 28/07/2011 | SaúdeOBESIDADE
Atualmente uma grande parte da população se encontra acima do peso ideal. Consideram-se indivíduos com sobrepeso, indivíduos que se apresentam peso corporal total acima da média, porém sem distinguir peso muscular e peso gordo. São considerados indivíduos obesos, aqueles que apresentam peso corporal acima do ideal, mas devido ao aumento do peso gordo (Gordura).
Devido à alteração dos hábitos de vida, avanços tecnológicos, maior industrialização dos alimentos e a redução do nível de atividade física, a tendência é que nosso peso corporal aumente.
A causa da obesidade pode envolver fatores sociais, emocionais, ambientais e genéticos. O aumento do peso corporal deve-se ao desequilíbrio do balanço energético, que representa a quantidade de alimentos ingeridos e o gasto calórico. Quando ingerimos mais calorias do que é utilizada como energia, chamamos de balanço energético positivo e como conseqüência aumentamos nosso peso corporal. Se invertermos, tornamos o gasto calórico maior que a ingestão de nutrientes, chamamos de balanço energético negativo, e como conseqüência reduzimos nosso peso corporal.
A obesidade está relacionada com o surgimento de diversas outras doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Dislipidemias.
O exercício físico contribui para o controle do peso corporal, por aumentar o gasto calórico e contribuir para a alteração do balanço energético, auxiliando na redução do peso corporal. Além de contribuir para a redução do peso corporal, o exercício auxilia no tratamento da Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Dislipidemia.
O exercício físico associado com a alimentação balanceada contribui para que o balanço energético se torne negativo, reduzindo o peso corporal.