A Enxaqueca

Por WAGNER PAULON | 16/06/2008 | Crescimento

A ENXAQUECA
Dr.LUIZ RAZZANTE JUNIOR
MÉDICO HOMEOPATA E ACUPUNTURISTA

A Enxaqueca, é uma doença, descrita há pelo menos 2.500 anos, e a palavra tem origem do árabe saqiqa, que significa, fendido, cortado ao meio, que segundo a história veio da tradução para o árabe feito pelo grande Medico da antiguidade, Avicena para definir a hemicrania.

Atualmente, define-se a enxaqueca, como sendo uma dor de cabeça angustiante e incapacitante, geralmente unilateral, precedida por algum tipo de distúrbio visual e também digestivo, como náuseas e vômitos, e que interfere sériamente na vida social e na produtividade dos indivíduos afetados.

Do ponto de vista da Medicina Ocidental, estudos científicos, demonstraram que a causa desencadeante do aparecimento da enxaqueca seria de origem vascular, sendo que num primeiro momento aconteceria uma vaso constricção, ou seja uma diminuição do calibre das artérias cerebrais, que desencadearia os primeiros sintomas visuais, e posteriormente o processo oposto de vasodilatação, que seria o fator gerador da dor.

Já sob a óptica das Medicinas energéticas, como a Medicina Tradicional Chinesa, a enxaqueca é apenas um sintoma, que está sendo gerado por um distúrbio da circulação da energia ''Qi''. O que Ambas Medicinas concordam, é que dentre os fatores desencadeantes das enxaquecas, um dos mais importantes seria o emocional.

Uma pessoa que sofre uma contrariedade ou uma raiva muito grande por exemplo, pode aumentar o fluxo de energia do tipo ''Yang'', do órgão energético fígado, que seguirá em um fluxo ascendente ao coração e através deste até os vasos sanguíneos, agindo na camada muscular dos mesmos e provocando então os sintomas da Enxaqueca.

Portanto, o que difere nos tratamentos, é que do ponto de vista ocidental trata-se o sintoma com medicamentos do tipo que causa vasoconstricção, já na Medicina Tradicional Chinesa e na Homeopatia, a atuação da terapêutica se dá na causa, ou seja no desequilíbrio energético e não no efeito que seria o sintoma.

De toda forma o diagnóstico é fundamental e deve ser feito por um Médico, pois as causas de dores de cabeça são diversas, e a tecnologia de imagens da Medicina moderna em muito tem ajudado no direcionamento do tratamento.