A Emoção

Por lucas antonio pereira quesada cambiaghi | 11/07/2008 | Sociedade

A emoção é uma palavra forte, e por ser de tal maneira é mal utilizada por muitas pessoas.

A emoção pode se mostrar através de pessoas, animais, quem sabe até de outras coisas, alguém duvida que a Amazônia sinta tristeza? Imagine um mundo onde não haja emoção, onde as pessoas apenas agem por agir, sem um motivo, uma finalidade, apenas agem. Será que o mundo não seria melhor? Haveria guerras, discussões, assassinatos?

Eu acho que não, mas tudo na vida tem dois lados, e com a emoção não é diferente. A dor de perder um ente querido, o ódio, a raiva, a inveja, são sentimentos emocionais ruins, certo! Sem esses sentimentos o ser humano não se portaria melhor? Não haveria guerras, destruições, pois não haveria esses sentimentos. Mais se nesse mundo sem emoções, onde as pessoas não sentem coisas ruins, também não sentiriam as boas!

Não há guerras, mais também não há amor, não há raiva nem ódio, nem esperança e alegria, não teriam inveja, tão pouco a paixão. Será que esse mundo compensa? Não seria bom nunca sentir tristeza, mas seria uma pena não sentir alegria.

A emoção é um ato involuntário, você sente e pronto, mais não sejamos hipócritas ,a emoção também é alimentada. Com todas as emoções retiradas, todos seriam iguais, não haveria discriminação, preconceito,seria um mundo preto e branco.

Essa idéia é utópica, mas significa dizer que o mundo não está se valorizando como devia. A humanidade tem tudo, e nem ao menos percebe a beleza da vida. As pessoas se preocupam com coisas banais, fúteis, deixam as emoções ruins sobressaírem às boas, e para perceber isto, não precisa ir longe, basta levantar a cabeça e olhar ao lado. A situação é tão grave que pessoas ficam mais felizes com dinheiro do que a alegria de ter um filho. No antigo Egito acreditava-se que quando as pessoas morriam passavam por um teste para merecer a paz após a morte. Eram feitas duas perguntas, uma delas indagava o que você havia feito de bom durante sua vida, e a outra mais importante dizia: Quem você fez feliz?

O que é mais lindo, mais espetacular que ter alguém para compartilhar suas emoções, pois sem esse alguém a solidão aparece, sentimento este que estraga o ser humano.

Para que serve a emoção quando se está sozinho? Para que serve, por exemplo, o amor senão para ser amado? Para que serve a alegria se não para ser vivida com afinco? Emoções ruins podem ser transformar em boas, para que a dor do parto senão para gerar uma preciosa vida.

Quem sabe a esperança de um mundo melhor não seja apenas mais uma emoção, pois se a humanidade continuar se destruindo, onde iremos parar?

A idéia utópica faz sentido agora!?