A embalagem de luxo agregando valor ao produto.
Por Paulo Eduardo Pereira | 23/01/2018 | TecnologiaNum momento onde as empresas buscam cada vez mais reduzir os custos das embalagens de seus produtos, as embalagens de luxo ainda ocupam um lugar de destaque, tem seu espaço reservado e venda certa principalmente para o setor cosmético, onde as empresas buscam constantemente uma diferenciação pelo luxo e glamour das embalagens, além é claro da qualidade dos produtos.
Exatamente por este motivo, nos últimos anos, o Brasil tem sido alvo de muitas empresas nacionais e internacionais que representam o mercado de luxo no mundo e oferecem uma enorme quantidade de opções de embalagens de luxo, sendo luxo no design, no material utilizado e na funcionalidade.
Empresas como Estée Lauder, Lancôme, Dior, Yves Saint Laurent, Vera Wang entre outras já estão inclusive usando Cristais Swarovski em suas embalagens, o que possibilita que seus produtos possam ter um aumento de preço exponencial.
Também com muita maestria e sustentabilidade as empresas nacionais Natura, Boticário, Jequiti, Mahogany, Hinodê entre outras também estão buscando nas embalagens de luxo uma diferenciação para seus produtos, usando cada vez mais os recursos disponibilizados pelos fornecedores nacionais e internacionais, com opções de embalagem e acabamentos cada vez mais inovadores, que brilham os olhos de um consumidor cada vez mais seletivo e exigente.
Um exemplo disso é a holografia, que além de ser uma ferramenta de segurança, reforça a qualidade percebida e permite obter uma decoração colorida ou metálica de alto brilho, que dá à embalagem uma sensação verdadeiramente luxuosa com excelentes qualidades táteis e superficiais.
Alguns fornecedores de resina e acabamentos especiais combinam conhecimentos para desenvolver novos efeitos decorativos usando por exemplo hot stamping holográfico, criando novas oportunidades para design, cores e metalização em materiais extremamente transparentes, os quais são muito utilizados nas embalagens do setor de perfumaria. Esses materiais são conhecidos por dar aos designers de embalagens de cosméticos uma imensa liberdade de expressão, pela sua transparência e moldabilidade, permitindo a criação de inovadoras formas de embalagem.
O uso da transparência de materiais plásticos semelhante ao vidro para a translucidez colorida e os efeitos esmerilados, permite termos recipientes de cosméticos bonitos e funcionais que brilham, brilham e se destacam nas lojas. Também possibilitam vários efeitos e técnicas de decoração que podem ser alcançados como mármore, fosco, brilho, bolha, sobremoldagem, estampagem a quente e metalização.
Outra forma também bastante utilizada para dar luxo e glamour às embalagens são as válvulas pump, válvulas spray e bombas pulverizadoras que além de encantar o consumidor bela sua beleza, facilitam o uso do produto pela forma de aplicação do produto, pela ergonomia e facilidade no controle da dosagem. Vemos também que até nesses itens estão sendo usadas várias forma de acabamento para torná-las ainda mais atrativa e evidentemente conferir aos produtos a mesma percepção de luxo conferida pelos frascos e tampas.
Com isso podemos perceber um forte movimento das empresas no sentido de investir nessas embalagens de luxo que conferem glamour a seus produtos e poderão trazer um significativo aumento nas vendas, num mercado extremamente competitivo com o nosso mercado atual onde cada vez mais os consumidores buscam por produtos com preço justo, mas sempre pagam pelos produtos cujo valor agregado é claramente percebido.
Paulo E. Pereira
20/Dez/2017