A Educação para Jovens e Adultos
Por Elaine Sousa | 26/05/2010 | ResumosA Educação para Jovens e Adultos
Atualmente no Brasil, o ensino destinado aos jovens e adultos ganhou uma preocupação maior. A EJA é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade
, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.
É importante que o professor preste atenção á diversidade e trabalhe à identidade do aluno, mostrando as diferenças, principalmente na EJA (educação de jovens e adultos), pois na sua maioria são alunos excluídos da escola por repetência, discriminação social, ou tiveram que trabalhar muito cedo para ajudar os pais no sustento da casa etc.
De acordo com a Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Cap II V. Art 37 A educação de jovens e adultos será destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudo no Ensino Fundamental e Médio em idade apropriada.
Essa modalidade de ensino vem de encontro às necessidades desses alunos que precisam recuperar o tempo perdido. Infelizmente são pessoas que foram rotuladas de fracassadas e trazem dentro de si a culpa, como se fossem os únicos responsáveis pelo seu fracasso, muitos acabam ficando traumatizados e criam uma certa resistência para retornarem às salas de aula, porém acabam superando os traumas porque vêem na escola a solução para que tenham uma vida melhor e possam ter um futuro diferente.
Sendo a escola um lugar de encontro das pessoas, de partilha de conhecimentos, idéias, crenças, sentimentos e lugar de conflitos, a importância do professor é fundamental, pois ele atua como incentivador, para que venham fazer a diferença no meio familiar, no ambiente de trabalho e na sociedade.
O curso de Educação de Jovens e Adultos/as é planejado e estruturado através de pesquisas em grupos de poucos/as alunos/as, ou seja, a pesquisa é o princípio educativo, muito diferente do que existe nas escolas de Ensino Fundamental, que são estruturadas de acordo com currículos e disciplinas. Na proposta da EJA, o processo da pesquisa inicia a partir dos interesses dos estudantes com a formulação de perguntas/problemáticas, que estão ligadas as suas necessidades e curiosidades.
Essa metodologia de trabalho contribui para o desenvolvimento, nos estudantes, de habilidades e capacidades necessárias ao mundo atual e as suas relações sociais. O professor desenvolve sua prática docente como orientador, intervindo nas pesquisas, contribuindo com o esclarecimento de conceitos e assessorando diariamente os estudantes nas variadas atividades escolares que necessitam realizar. Por isso, o corpo docente é formado por profissionais das diversas áreas do conhecimento relacionadas ao ensino fundamental.