A educação na perspectiva de possível mudança

Por Elizabeth de Jesus Santana | 16/02/2012 | Educação

A educação na perspectiva de possível mudança

                A escola é uma instância de luta pela transformação da sociedade.  Ela é o local onde se dão as contradições sociais que ocorrem na sociedade, isso vimos a toda instante e não é mais novidade para ninguém, mas também entendemos que a escola é o espaço para a prática de troca de opiniões e o favorecimento de ideais em comum. Dessa forma, a escola é cheia de contradições, e portanto, não podemos esperar a chegada da sociedade nova e socialista para retirar da escola tudo o que ela pode dar na perspectiva de transformação da sociedade. Mas ainda a escola é o instrumento na mão que temos para mudar o presente e consequentemente o futuro, seja ele para melhor ou pior, a depender de como essa educação avança.

                A educação não é neutra e nem poderia ser. Pelo sim, pelo não a ação educativa  em geral, e a particular, está comprometida  com alguma idéia político e filosófico. Assim, podemos compreender que ou assumimos criticamente uma posição de comprometimento político ou executamos nossa ação de maneira inconsciente e na qual não teremos, por conseguinte, poder de decisão.

                Em suma, a nossa opção é: temos uma opção filosófica consciente, (o que a educação de qualidade nos leva) ou agimos a partir de valores e finalidades que desconhecemos, (o que não é político).

                A escola, como instância mediadora da elevação cultural dos educandos deve exercer um papel crítico de elevação cultural do indivíduo e da sociedade e não o contrário. As escolas podem servir ao processo de transformação social desde que sejam utilizadas em consonância com um efetivo entendimento da dinâmica social. Para tanto, é necessário que a prática escolar vise a apropriação dos saberes acumulados pela humanidade, ou seja, o conhecimento deve ser contextualizado e mutável, mas passivo de compreensão. A cultural elaborada é elemento fundamental no processo de elevação cultural do indivíduo, é um passo crítico do entendimento do mundo que ultrapassa a superficialidade do conhecimento da práxis cotidiana.

                Portanto, a escola visa uma perspectiva de mudança, mudança positiva para a sociedade, é essa sua função, uma transformação nos moldes do desenvolvimento do indivíduo. A educação não seria necessária se não fosse esse intuito, afinal, sabe-se que a escola é o espaço característico para o crescimento e a propagação de ideais e idéias, é essa sua rela função. Não há sociedade fortalecida sem uma boa educação, temos exemplos disso nos países mais desenvolvidos e os dados revelam, quanto melhor seja a educação, maior progresso de um país.