A Educação E O Processo Comunicativo

Por Adna Couto | 01/10/2007 | Educação

O homem é um ser complexo, uma máquina fantástica em constante funcionamento. Entre muitas características que diferenciam os seres humanos dos animais, uma das mais importantes é capacidade que o homem tem de comunicar-se através da fala.
O que teoricamente deveria ser algo simples para qualquer ser humano, na prática educacional, observa-se que, boa parte do alunado, tem sérias dificuldades em expressar-se através da fala, e principalmente se essa exposição é feita publicamente.
Quando um aluno precisa falar em público as frases mais comuns são: Ai, professora, minha cabeça está vazia. Ai, deixa eu completar essa frase. Ah! Não mandei escrever. Essa frase é de aluno que não sabe de nada. A gente não pode pensar?!. Muitos alunos, pelo medo e pela insegurança de falar em público, são prejudicados em avaliações direcionadas a essa prática.
Nesse processo comunicativo, o educador tem um papel importantíssimo de incentivo e paciência com alunos que apresentam essa dificuldade de expressão, porém o aluno também deve se esforçar para vencer essa deficiência.
Se a parceria, professor-aluno, for realizada de maneira eficaz, as barreiras e dificuldades do processo comunicativo serão eliminadas.
O homem é um ser social, ele constrói sua história através das relações que solidifica ao longo dos anos de sua vida. A comunicação faz parte do seu cotidiano, quanto mais o ser humano domina a comunicação, mais esclarecido se torna de sua realidade e do meio em que vive, e consequentemente, consegue viver com mais qualidade. A seguinte afirmação reforça a idéia citada anteriormente. Segundo Freire (2005, p.46), é necessário assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformador, criador, realizador de sonhos, capaz de ter raiva porque é capaz de amar.
A comunicação eficaz é um dos caminhos que o homem encontra para entender sua sociedade, participar ativamente das decisões tomadas no meio em que vive e exercer com consciência sua liberdade de expressão. O homem que se comunica bem tem muito mais chance de ter sucesso profissional, acadêmico e de convivência em sociedade.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra , 2005.