A Divina Providência em São Vicente de Paulo

Por Éder Fabrício Lourenço | 14/10/2011 | Religião

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo analisar a Providência Divina no Espírito de São Vicente de Paulo. Mas antes de nós entrarmos no tema propriamente dito, faremos uma análise da Cultura imediatista. Esta cultura está disseminada em todos os setores da sociedade, essa mentalidade tem por base: o imediato, o rápido, tudo acelerado. Isto é difundido pelos meios de comunicação que tem por função de anunciar o que há de novidades no meio da tecnologia, da moda, do mercado, etc.

Para isso usam discursos que tudo deve ser descartável, pois a cada momento é lançadas no mercado novidades tecnológicas. Todo esse aparato influência nas relações com as pessoas, na relação com Deus, tudo isso deixa a relação com outro e com Deus numa superficialidade. Transformo o outro em um mero jogo de interesses enquanto o outro me oferece algo que seja vantajoso, aproveito o máximo desta relação, caso contrário descarto.

Na relação com Deus, se fica numa negociação, trata Deus como empregado, pois tudo tem que ser feito na hora e da forma como quero. Está atitude não leva o indivíduo a ter uma relação saudável, madura e nem uma relação que leva ao comprometimento com o outro.

Na segunda parte do trabalho, faremos uma reflexão da Providência Divina em são Vicente de Paulo. Vamos a partir de algumas de suas cartas, de alguns de seus comentadores buscar perceber qual era a visão que o santo tinha da Providência Divina. No mesmo bloco analisaremos a relação entre a Providência Divina e a Cultura Imediatista.

Portanto este trabalho, nem tem a pretensão de entrar nas entranhas do tema, por ser um tema complexo. Por isso limitamos em querer compreender melhor a Providência Divina e a Cultura Imediatista e por fim refletir como nós devemos nos comportar diante deste momento histórico em que estamos vivendo.

Artigo completo: