A DINÂMICA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA OS ANOS INICIAIS (1º AO 5º) DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por WALTER LUIZ CÂMARA TEODORO | 24/02/2018 | Educação

TEODORO, Walter Luiz Câmara[1]

[1] Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário FACEX do Estado do Rio Grande do Norte e Especialista em Educação Infantil/Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  E-mail: walter_nedved@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho busca apresentar um diagnóstico acerca da prática de atividades dinâmicas com as ferramentas auxiliadoras do ensino aprendizado para estudantes dos Anos Iniciais da modalidade de Ensino Fundamental, referentes ao 1º ao 5º. Contudo, busca-se apresentar atividades que envolvem tanto habilidades motoras quanto cognitivas dos alunos. Este trabalho fará uso das contribuições de grandes teóricos renomadas na área da educação como PIAGET (1971) e VYGOTSKY (1998). Além do uso das colaborações de autores como BASTIAN (2009), FERREIRA (2013) e GONTOW (2013). Dividido em Desenvolvimento, Planejamento da Pesquisa e Apresentação e Análise dos Resultados, os referidos capítulos abordarão os efeitos do desenvolvimento de atividades dinâmicas sobre os processos de compreensão do conhecimento de maneira espontânea e natural. A proposta central deste trabalho é de alisar os benefícios gerados pela prática de dinâmica educativas em sala de aula e suas possibilidades. Ao término do estudo, a Conclusão abordará as consequências positivas advindas a partir da produção e aplicação das atividades com os alunos dos referidos anos.

Palavras-chave: Atividades dinâmicas. Ferramentas. Ensino e aprendizagem. Ensino Fundamental.

1 INTRODUÇÃO

A princípio esta pesquisa segue sob a ótica da pesquisa de natureza qualitativa voltada à área do ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando investigar as múltiplas contribuições que atividades dinâmicas proporcionam para estudantes mediante a aquisição de um aprendizado efetivo, em contexto escolar e suas expressões positivas manifestadas no referente ambiente educativo.

Voltada, particularmente, às múltiplas e possíveis contribuições que atividades dinâmicas proporcionam à aquisição dos conceitos básicos da educação,pois desde muito tempo, vem se apresentado, tanto quanto, deficiente em relação à aprendizagem efetiva sobre letramento e conceitos matemáticos em contexto educacional público. Tornando-se de grande importância averiguar a prática de metodologias capazes de produzir eficiente aprendizado através de atividades dinâmico-pedagógicas além de seu alcance por meio do estabelecimento de objetivos consistentes que apresentem e permitam possibilidades de serem desenvolvidos, aplicados e trabalhados, através de uma prática docente efetiva e comprometidos no avanço do conhecimento pedagógico.

Diante da gama de possibilidades de atividades dinâmicas, torna-se importante propor uma análise sobre tais atividades o que irá gerar novas fontes de pesquisa no campo do ensino em prol do desenvolvimento de metodologias inovadoras e efetivas.

Atividades como Jogos de memória, O que é, o que é? e desenhos são atividades que apresentam enormes possibilidades de aprendizagem para uma criança, desde que estabelecidas por meio de objetivos. Assim, é possível trabalhar a dinamicidade à favor da metodologia de ensino, pois, ao se tratar de atividades dinâmicas, elas se apresentam de maneira atraente, para a grande parte dos alunos, pois estabelecem interatividade e, sendo esta a essência da coletividade, o uso dessa técnica ficará, diretamente,associada à interatividade dos aprendizes que poderão interagir com maior espontaneidade e confiança, deixando a timidez de lado.

Para tanto, almeja-se estudar as contribuições que tais atividades oferecem tanto no que se refere ao docente quanto ao aprendiz, tendo em vista a deficiente prática pedagógica em muitas escolas públicas espalhadas pelo país.

Deste modo, para que o currículo escolar desempenhe seu papel educativo através de todas as suas expressões legais, todos seus parâmetros e diretrizes não devem ser postas de lado, pelo contrário, devem estar atrelados a todas as propostas pedagógicas tradicionais ou inovadoras, pois a promoção e ascensão do conhecimento dos alunos dependem não só da teoria, mas juntamente com a prática efetiva e comprometida.

De igual forma, estudar subsídios que auxiliem na prática pedagógica, relativas às atividades dinâmicas, que desenvolvam a aquisição do conhecimento dos estudantes, através da interação e investigação, conforme as temáticas estabelecidas em período e ano corrente são de estimada importância, ao visto do avanço da concepção crítica dos alunos mediante a apresentação de novos desafios que poderão ser resolvidos de maneira individual e coletiva.

Artigo completo: