A DEPRESSÃO NO IDOSO INSTITUCIONALIZADO
Por Welder de Paula Feijó | 04/08/2016 | Psicologia
INTRODUÇÃO
O trabalho conta primeiramente com uma breve análise do perfil das pessoas acometidas pela depressão, mostrando as principais características dessa doença, que hoje é considerada uma das principais doenças do século. Em outro momento, será explanado sobre o processo de envelhecimento e o acometimento da depressão no público idoso. Em seguida iremos tratar da matéria prima dessa pesquisa que é a depressão no idoso institucionalizado, principalmente no que diz respeito ao processo de institucionalização, demonstrando as características e os fatores que contribuem para esse adoecimento psíquico.
Logo, tivemos como objetivo conhecer, analisar e apresentar o material alcançado - a partir de uma investigação bibliográfica - a realidade dessas pessoas, os fatores ligados à depressão neste idoso em consequência da institucionalização, para que esse estudo possa contribuir positivamente de alguma forma, principalmente em proporcionar um maior conhecimento da sociedade, buscando beneficia-la com uma visão mais ampliada e mais humana a respeito dessa população.
Contudo, pode-se dizer que por ser um assunto que traz uma variedade de situações e até formas de concebê-la subjetivamente, adentramos num universo de fatores, os quais muitas vezes podem passar despercebidos, pois em muitos casos o idoso é vítima do descaso seja da família, dos cuidadores, etc., Logo sua demanda é muitas vezes entendida como normal no processo de envelhecimento.
METODOLOGIA
O trabalho em questão é estruturado como uma pesquisa bibliográfica, a qual se baseia em referências teóricas já publicadas anteriormente e que segundo Pizzani, et al. (2012 p. 54) a pesquisa bibliográfica é um trabalho investigativo minucioso em busca do conhecimento e base fundamental para o todo da pesquisa.
Portanto a finalidade desse modo de pesquisa é colocar o pesquisador em contato com o que já foi anteriormente produzido a cerca de alguma temática, com materiais diversos e aprofundados, o que consequentemente nos permitirá uma gama de conhecimentos sobre o assunto pretendido. Logo o trabalho será pautado numa leitura minuciosa que investigue e aproveite questões e situações que eventualmente sejam úteis para dar sentido ao todo da pesquisa que enfatiza principalmente a depressão no idoso institucionalizado.
[...]