A depressão na sociedade do consumo
Por Priscila Dias de Carvalho | 29/12/2011 | SaúdeHipócrates criou a teoria dos 4 humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) em que o equilíbrio ou desequilíbrio era responsável pela saúde (eucrasia) ou enfermidade e dor (discrasia) de um indivíduo (em grego, Ἱπποκράτης) — (Cós, 460–Tessália, 377 a.C.) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina",. Hipócrates acreditava que a influência de Saturno , deus da mitologia do mar da Grécia Antiga ,levava o baço humano a segregar mais bílis negra, alterando o humor do indivíduo e escurecendo-o, levando ao estado de melancolia. A palavra melancolia vem de melancolis (melanos=negro e colis=bíle).
Cláudio Galeno ou Élio Galeno, em latim Claudius Galenus e grego
Κλαύδιος Γαληνός, (Pérgamo, c. 129 - provavelmente Sicília, c. 217), mais conhecido como Galeno de Pérgamo foi um proeminente médico e filósofo romano de origem grega, e provavelmente o mais talentoso médico investigativo do período romano redescreveu a melancolia. Aureliano Lúcio Domício Aureliano (214 - 275) foi um imperador romano de 270 a 275. De humildes origens, provinha da Dácia, de Sirmium (atual Sremska Mitrovica, na atual província sérvia da Voivodina), onde nasceu em 214, pertenceu ao grupo de "imperadores soldados" que estiveram na base da restauração do império em finais do século III. falou da agressividade associada à depressão e associou o suicídio à depressão.
A depressão é uma doença antiga mesmo não recebendo esse nome outros é a mesma que no seu estágio mais avançado levou a morte de Marco Antônio e Cleópatra na Antiguidade, pois apesar da promessa do perdão de Otávio, após o suicídio de Cleópatra, teme o que sabe que é reservado aos reis quando caía nas mãos de Roma, um cortejo humilhante depois a morte.
Entretanto desde o aparecimento do Capitalismo com suas características marcantes com as reformas Reforma, Contra - Reforma e outras que o fizeram ser o modo de produção dominante após o feudalismo, sedimentara traços humanos que já existiam, mas agora acentuados como marcas desse novo tempo.
Em que uma ânsia cega pelo poder de querer cada vez mais provoca uma insatisfação com angustia, provocada pela pressão da sociedade atual que existe ao contrario do período medieval uma “aparente” mudança de nível social, mas limitada com as condições sociais, negado por uma sociedade desigual em que apenas uma pequena parcela participa ativamente da sociedade consumista iniciada na Revolução Industrial do século XVIII mais acentuada na década de 20 no século passado pelos Estados Unidos em que produzia mais que era necessário e o desejo de ampliar mais seus lucros incentivou o consumismo desnecessário que vai além das necessidades humanas, mesmo assim pressionada ao desejo de ter mais. E mesmo se ocorresse um equilíbrio entre as classes sociais isso é impossível, pois o próprio planeta não teria condições de alcançar tudo isso.
Somado a isso uma sociedade que valoriza apesar de moralmente incorreto para satisfação pessoal o “ter” em substituição do “ser” e uma sociedade consumista irracional incabível a todos e insustentável, pois o planeta não teria condições de participar com as inúmeras ofertas que são bombardeadas nas propagandas por todos os lados na TV, na revista, outdoors, exigidos que sigam esse modelo senão não serão felizes, não conquistaram namoradas.
O desejo de ter mais, buscar um acesso financeiro de querer mais é infinito, pois sempre desejam enriquecer mais.
Ainda atingir o protótipo da beleza, irreal, mesmo com as incansáveis cirurgias plásticas , como se percebe na vida de Michael Jackson, essas mesmas plasticidade é negada a maior parte da população que procura outros meios mais perigosos para atingir como o uso de silicone inadequado podendo levar â morte.
Dando uma enorme insatisfação pessoal, pela busca o protótipo da beleza como mostra os distúrbios Anorexia e bulimia nervosa.
O tingimento dos cabelos de maneira exagerada sem cuidados levando a calvície feminina, a chapinha ou escova progressiva, o cabelo perfeitamente liso.
Exercícios físicos exagerados que faz mal sem controle médico e de um personal trainer, utilizar hormônios masculinos para ter o corpo perfeito como do Van Dame pode levar ao câncer a impotência