A Cultura O Conceito Antropológico

Por Aquiles da Costa Mauriz Júnior | 10/06/2008 | Sociedade

A visão de mundo do ser humano tem como fator influenciador a cultura que foi repassada para este indivíduo. É bastante comum observar cidadãos de primeiro mundo intitular de primitivo ou equivocados determinados comportamentos de membros de algumas tribos africanas, por exemplo. Isto ocorre por que o que foi apreendido pelo cidadão do país desenvolvido é totalmente distinto da visão de mundo do membro da tribo africana.

A cultura de um indivíduo é resultado de um complexo processo que reúne variáveis de todas as maneiras e formas, dentre as quais os agentes responsáveis são inúmeros, neste sentido sua família e os valores sociais no qual estar envolvido desempenha relevante papel, formando sua visão de mundo. Há uma padronização do sistema cultural que por sua vez influencia diretamente no comportamento de cada indivíduo.

A influência da cultura é tão forte na vida das pessoas que pode ser o determinante entre a vida e a morte. Algumas pessoas entram em estado crítico quando são retirados de suas culturas de maneira drástica. Neste caso, cabe usar como exemplo os negros africanos, que escravizados no continente americano tinham seus valores e direitos totalmente reprimidos.

O resultado desta mudança brusca era um estado de tristeza (banzo) que começava no navio e terminava na sua morte em terra firme. Outro exemplo da cultura como influenciadora do estado biológico se refere a questão dos horários para se alimentar. No mundo ocidental é comum tomar café pela manhã, almoçar ao meio dia e jantar a noitinha.

Os horários determinados para se fazer as refeições trazem para o corpo a sensação da fome, fato condicionado desde infância. Porém em outras sociedades tende o alimento a ser consumido em horários distintos do descrito, ou somente uma vez ao dia. A cultura, portanto, assume um papel de influência no biológico.

Nas sociedades como um todo observamos que existem pessoas que possuem padrão cultural individualizado. Este padrão cultural é conseqüência das diferenciações próprias das sociedades e do modelo social vigente nestas. Vários são os parâmetros que determinam esta diferenciação dentre eles o cronológico. Uma criança, por exemplo, não consegue desempenhar as mesmas funções de uma pessoa adulta.

Estas diferenças apresentadas nas culturas só possuem lógica em seu próprio referencial. Não se pode condenar a forma comportamental de um determinado grupamento social, só por que os valores impetrados em sua cultura são distintos de outra, portanto, conclui-se que a cultura tem uma lógica própria e encontram a sua coerência dentro do próprio sistema.

Os valores culturais estão em constante movimento. A este fenômeno intitula-se de dinâmica cultural. Os valores e os referenciais culturais estão neste movimento, por conta, da própria natureza humana, inquieta e em constante evolução. Esta dinâmica ocorre com mais intensidade na medida em que as sociedades buscam interagir com outras, trazendo para dentro de seu modelo social características advindas daquela sociedade, ou seja, uma difusão da cultura.