A CULTURA NA SOCIEDADE MODERNA

Por ABRAAO SANTOS DE SOUSA | 03/07/2016 | Educação

SAPIENS, CURSOS E EXTENSÃO

MESTRADO EM FORMAÇÃO EDUCACIONAL, INTERDISCIPLINARIDADE E SUBJETIVIDADE

ABRAÃO SANTOS DE SOUSA

A CULTURA NA SOCIEDADE MODERNA

BELÉM/PA

2015 

Orientador: Everaldo Carlos Custódio de Deus

Mestrando: Abraão Santos de Sousa

RESUMO

Neste artigo procurarei mostrar um pouco do tema proposto, com uma abordagem do desenvolvimento das relações sociais e cultural através de suas descobertas e da formação das mais diversas culturas com contribuição direta da arte até as mais modernas e importantes que provocaram a formação de uma multiculturalidade ou pluralidade cultural da humanidade desde: a Pré-história ate os dias atuais com mudanças internas, por contato e conflitos. 

Palavras-chave: Cultura – Sociedade – Arte - Relações Sociais

INTRODUÇÃO

O QUE É CULTURA?

Pensar em cultura gera uma preocupação em entender a diversidade dos caminhos que conduziram os relacionamentos da humanidade com o presente e como ira ser o futuro. A cultura passa por muitas transformações com o decorrer do tempo, e essa mudança fica registrada fortemente na história de uma sociedade, essas mudanças são movidas por forças internas e por contatos e conflitos.

Existem muitas diferenças nos grupos sociais do mundo inteiro e é a cultura que uni esse agrupamento humano, é de que expressa cada ponto, que expressa a característica de um lugar, de um povo.

A cultura diz respeito a humanidade em geral e ao mesmo tempo individualiza cada povo, grupo, nação, sociedade. Existe uma grande variação da cultura se formos levar em consideração as particularidades que existem ou existiam e essa variedade é que provoca discussão em relação ao conhecimento contido em cada uma delas. A realidade de uma cultura local tem sua logica interna, costumes, concepções e as transformações existentes. A exemplo das transformações ocorridas na cultura é o conceito de família que mudou, antes so era considerado família pai, mãe, filhos, etc, ou seja, a tradicional imagem de família. Hoje podemos ver famílias com dois pais, duas mães, é uma leva de variedades. Essas mudanças na cultura para traz, apesar de ainda não ter sido extinto, ajuda a manter o respeito e conservar a dignidade nas relações sociais.

A Relações Sociais vem se definindo nos meios acadêmicos desde o fim da década de 1980. O pai dos estudos das relações sociais, da apropriação dos conhecimentos pelo senso comum é MOSCOVICI em sua obra original “La Psycanalise et Son Public ” – Ele afirmou que a absorção da ciência pelo senso comum não é, como geralmente se defendia, uma vulgarização do saber científico, mas ao contrario, trata-se de um grupo de conhecimento adaptado a outras necessidade, obedecendo a outros critérios contextos específicos.

A representação social é tida como uma teoria ou ciência coletiva que é destinada a interpretação e intervenção do mundo real, no processo de interação social ou na tentativa de inclusão o individuo faz o conhecimento cultural, se socializa , reconstrói os valores culturais já existentes, mas a muito tempo esquecido e traz novas ideias e benefícios para circular na sociedade e a construção de uma cultura moderna e atual.

Segundo afirma MOSCOVICI ( 1969, p.11) “ Toda representação é de alguém tanto quanto de alguma coisa. É uma forma de conhecimento por meio da qual aquele que conhece se substitui no que é conhecido ”. Desta forma podemos concluir que este conhecimento dar capacidade para o cidadão dominar uma determinada área do conhecimento cultural humano, vindo assim a contribuir para um mundo melhor e mais humano ou pelo menos deveria ser. As representações sociais valorizam o conhecimento cultural empírico e toda intenção que o individuo tem com a sociedade e com o meio onde vive, essa teoria veio sofrendo abalos desde 1980/1990 e com isso ofereceu pesquisas educacionais quem vem possibilitando uma nova forma de lidar com a diversidade e complexidade da educação e do modo com que o contexto escolar é abordado na sociedade moderna com um valioso suporte teórico para estudo dos pesquisadores nessa área.

Apesar de considerarmos que cada cultura tem suas características particulares e que elas referem-se a um grupo dentro da sociedade devemos levar em consideração também as relações existentes entre elas, já que ao pensarem cultura abordamos com o pensamento nações, sociedades, grupos, vários povos e religiões. Cada sociedade ou grupo humano se formou a partir de uma cultura ou união delas e qualquer tentativa de unir as culturas humanas ou até coloca-las num eixo com etapas foram frustradas ao longo da historia. Apesar de existir uma sociedade, não foi possível estabelecer um padrão fixo para a formação de cada realidade cultural existente.

O sistema que capacita a interpretação e a mediação do individuo e do seu meio comum capaz de resolver e exprimir problemas e situações. Torna-se código, linguagem comum dos quais tornam avaliáveis e posicionáveis dentro do sistema social. A representação se torna um instrumento referencial permitindo a comunicação dentro de uma mesma linguagem.

Para superar as insuficiências dessas teorias inspiradas no behaviorismo, foi necessário entender as representações como “teorias implícitas, que dão conta de operações mentais na interação cotidiana com o mundo, e em particular a integração da novidade”. Dentro de cada sociedade existe uma cultura dominante, mas não há razão para querer imortalizar as facetas culturais que resulta da miséria e da opressão. As diversidades movem-se não apenas pelo que existe, mas também pelas possibilidades e projetos do que pode vir a existir.

O que se entende sobre cultura, se fosse perguntar numa pesquisa acharíamos uma diversidade de respostas cujo quais definiriam com louvor a cultura.

Desde o século passado houve preocupação em estudar as culturas humanas e discutir e analisar as culturas. Esses estudos foram voltados para a compreender  as sociedades modernas e industriais e também as que vão desaparecendo ou perdendo suas características originais. Então para definir cultura não é tão simples assim, pos cultura abrange uma diversidade de situações e características que seria mais fácil dizer que cultura é muita coisa.

Culturalmente a cultura esta associada a conhecimento, estudo, educação ou apenas referindo-se as manifestações artísticas de um grupo, como por exemplo: o carimbo, no Pará, tudo o que caracteriza individualmente uma sociedade ou grupo de pessoas é tratado como cultura: comidas, danças, musicas, roupas, língua...

Artigo completo: