A crise imobiliária no ano de 2014

Por George Valverde | 10/12/2014 | Adm

Em 2014 tivemos que começar o ano com o medo do que poderia acontecer no Brasil, vários economistas preveram uma "bolha imobiliária" que iria estourar no pais em 2014 devido aos aumentos abusivos nos preços dos imóveis.

Trabalho com venda e locação de imóveis a mais de 15 anos, e um aumento como esse nunca tinha visto, por um lado para as imobiliárias foi lucrativo, pois tivemos nossa carteira de imóveis locados aumentarem em até 100%, sim pode acreditar, em 3 anos os imóveis dobraram de valor.

Por outro lado, veio uma crise forte para se conseguir vender um imóvel, sou dono de uma Imobiliária em Campinas, mas tenho amigos em outras cidades e a crise é geral. O mercado parou em todos os segmentos e quando isso acontece o mercado de imóveis simplesmente para.

Muitas pessoas que precisavam vender seus imóveis tiveram que abaixar em até 30% do valor que vale o imóvel para conseguir vender em plena crise. Quem não tinha uma boa carteira de imóveis locados e sobrevivem de venda de imóveis em Campinas passou um ano muito difícil.

As contrutoras com medo de iniciar um lançamento, praticamente não lançaram nada em Campinas no ano de 2014, são muitos poucos lançamentos comparados ao ano anterior.

Realmente é um ano a ser esquecido, Campinas parou, as empresas mandaram muitos funcionários embora.

Esperamos que 2015 seja diferente para todos os segmentos.