A CRIANÇA E O ADOLESCENTE ABRIGADO E SUA EDUCAÇÃO: UMA ANALISE A PARTIR DA LITERATURA EDUCACIONAL

Por Vanessa de Jesus Nascimento | 07/05/2018 | Educação

A CRIANÇA E O ADOLESCENTE ABRIGADO E SUA EDUCAÇÃO: UMA ANALISE A PARTIR DA LITERATURA EDUCACIONAL1
NASCIMENTO, Vanessa de Jesus. Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação – Campus XV Acadêmica do Curso de Pedagogia


Resumo:
O presente trabalho consiste em uma revisão de literatura sobre a educação em abrigos voltados para crianças e adolescentes. Na primeira parte trataremos  de identificar quem é a criança e o adolescente que está institucionalizada nos abrigos e na segunda parte vamos, resumidamente, descrever a historia dos abrigos e sua relação com o ato de educar meninos e e meninas órfãos e abandonados.


Palavras – Chave: Educação. Abrigos. Crianças e adolescentes.


Abstract:
This work consists of a literature review on education in shelters aimed at children and adolescents. In the first part we will try to identify who is the child and the teenager who is institutionalized in shelters and in the second part we will briefly describe the history of shelters and their relationship to the act of educating boys and and orphans and abandoned girls.


Key -Words: Education. Shelters. Children and adolescents.

INTRODUÇÃO

De que forma se apresenta na literatura educacional a relação entre crianças e adolescentes institucionalizadas em abrigos e sua educação? Devido a um trabalho de pesquisa na casa de passagem, feita na universidade como forma de avaliação de um dos componentes curricular, veio-me uma inquietação com relação às crianças e adolescentes que ficam institucionalizadas e situação de abrigo, como é um tema pouco explorado na literatura educacional do campus no qual estudo.
É também uma forma de devolver para a sociedade os resultados da minha formação enquanto estudante de pedagogia, no qual este dará a certeza que meus estudos para minha formação foram bem sucedidos.
Tendo em vista a importância do tema quis investigar na literatura educacional geral de que forma se desenvolve uma educação eficaz para essas crianças e adolescente de abrigo, como forma de proporcionar maior autonomia e a segurar os direito destas, e como essas instituições poderão assegura-las em seu futuro uma vez que quando completada a maioridade estas saem dos abrigos para viverem em sociedade e constituir sua própria família.
Reconhecendo a criança e o adolescente em quanto cidadão de direitos. E a educação como forma de garantir a autonomia. É um tema que é bem discutido, tamanha sua importância para sociedade possuo diversas duvidas, sobre o assunto através da pesquisa pretendo esclarecer alguns questionamentos pautados, peculiar deste.
É um dever da sociedade, em geral, proteger a criança e o adolescente e propiciar as condições necessárias para o seu desenvolvimento, preferencialmente no seio de uma família e de uma comunidade. E que forma as crianças e o adolescente em situação de abrigo são reconhecidas enquanto cidadão de direitos? E como a educação poderá garante-lhes autonomia?
Caso estes encontrem-se afastados do convívio com a família de origem, prestar-lhes cuidados temporários não são de generosidade ou beneficência e sim o cumprimento de deveres para com a criança e o adolescente e o exercício da responsabilidade da família, da sociedade e do Estado.
Os Objetivos Específicos foram analisar na literatura educacional a relação de abrigos de crianças e adolescentes e sua educação, observando de que forma são assegurados os direitos de crianças e adolescente em situação de abrigo, buscando entender como é feita a reinserção social dessas crianças e adolescentes a partir da educação.
O objetivo geral foi compreender a situação da criança e do adolescente abrigado e o lugar da educação nesse contexto observando como tem sido o olhar dos diversos autores para
essa situação que cada dia mais se agrava na sociedade brasileira.
O procedimento metodológico foi da pesquisa bibliográfica que pretende analisar a literatura e documentos para entender determinado objeto, no nosso caso o objeto foi a relação entre a criança e o adolescente abrigado e sua educação. O material utilizado foram artigos, dissertações e teses disponíveis em bancos de teses, anais de congressos e revistas científicas de educação. Realizamos a analise de conteúdo desse material a partir do nosso objeto e das questões levantadas.

Artigo completo: