A CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA
Por Rafael Ferreira da Silva | 28/10/2015 | EducaçãoA CORRUPÇÃO NOSSA DE CADA DIA
Estamos cansados de corrupção, não é? É na política, na economia, na saúde, em empresas privadas, estatais, enfim, estamos cansados.
Todos os dias vemos pelos telejornais e meios de comunicação noticias envolvendo governantes, dirigentes e donos de empresas envolvidos em esquemas de lavagem de dinheiro, obras e notas superfaturadas, cabide de emprego, cargos fantasmas, entre outras coisas. Até quando veremos, em nosso país, esse tipo de situação?
Sabe... a verdade é que estamos todos cansados, mas ninguém faz nada para mudar isso!
Com certeza você não está envolvido em escândalos com empreiteiras, desvio de dinheiro público, pagamento de propinas ou esquemas partidários, mas, sem perceber (ou percebendo) você faz coisas que contribuem para construir uma sociedade corrupta, pervertida e suja. Quer ver?
Você certamente tem ficado horrorizado e indignado com desvio de verbas públicas para os bolsos de políticos ou empresários, não é? Mas e ficar com o troco errado que a balconista lhe deu? Tudo bem?
Talvez você nunca ocupe um cargo público de chefia para colocar seus parentes lá sem merecimento, mas talvez já tenha favorecido um amigo ou familiar ao invés de cumprir os procedimentos da empresa. E aí?
Todo mundo que eu conheço reclama dos altos esquemas de corrupção, mas ninguém olha para o suborno ao guarda por causa de uma multa. Parece não haver problema em furar fila, estacionar em vaga preferencial ou avançar os sinais de trânsito.
Acho bem interessante que, as mesmas pessoas que criticam corrupção e desonestidade, são as que só trabalham com dedicação quando o chefe está por perto. Quando ele está distante não é momento de se aplicar mais ao trabalho e garantir que tudo fique bem?
Vivemos em um momento em nosso país (para não dizer do mundo) em que parecem normais coisas que deveriam saltar aos nossos olhos. Deveriam nos causar estranheza, indignação e reprovação. Entretanto, mentir nos dados de um currículo, omitir dados da Receita Federal, cobrar a mais por uma conta a ser paga, mascarar um carro para vendê-lo, entre outras coisas, se tornaram comuns entre nós, e isso se reflete no ambiente em que vivemos.
Somos corruptos por que a sociedade é assim ou a sociedade é assim porque temos a corrupção nossa de cada dia?
Prefiro pensar que eu, você, nós, temos algo a fazer para mudar essa situação!