A controladoria utilizando a contabilidade gerencial no auxílio a empresa para definições das prioridades do planejamento estratégico

Por MANUEL SERGIO ALVES DUTRA | 29/04/2012 | Adm

O setor de serviços, no atual cenário brasileiro, cresce constantemente em razão da ascensão econômica atual. Além disso, um fator que favorece o setor é o momento em que os consumidores brasileiros almejam produtos e serviços mais sofisticados e práticos, a Kantar Worlpanel (2010), empresa global especializada em pesquisas sobre padrões de consumo de serviços, avaliou o comportamento de países latino-americanos, onde concluiu que os brasileiros estão se diferenciando do resto da América Latina, e mais próximo dos países desenvolvidos, no que se refere a padrões de consumo de serviços.
Segundo o (SEBRAE) o aumento do ritmo competitivo no ambiente empresarial é uma representação da micro e pequenas empresas acima de 90% da classe empresarial nacional, o país ganha impulso com a geração dos novos empreendedores. Tornando-se cada vez mais necessária a adoção de uma política especializada de gestão, muitos desses empresários não estão preparados para enfrentar esse ambiente altamente competitivo, mudanças constantes, do aumento da competitividade, da globalização e das ameaças, torna-se essencial que as empresas desenvolvam sistemas ou instrumentos que produzam informações confiáveis. Essas informações são necessárias tanto para o planejamento estratégico, vital a todas as organizações, quanto para a controladoria, na busca da monitoração do ambiente e verificação das mudanças que podem afetar o desempenho da empresa.