A contribuição do cinema e da linguagem audiovisual na construção do conhecimento escolar
Por GEONE ANGIOLI FERREIRA | 02/11/2018 | EducaçãoResumo
O presente artigo – A contribuição do cinema e da linguagem audiovisual na construção do conhecimento escolar tem como objetivo principal mostrar a origem e evolução do cinema e suas contribuições no âmbito escolar através da linguagem audiovisual. Além disso, descreve a prática e utilização do cinema e da linguagem audiovisual em sala de aula.Outro objetivo específico é evidenciar a importância do registro histórico para a produção do conhecimento, isso feito de maneira mais científica, mais sólida e real. Também relata as dificuldades encontradas na prática docente em relação ao uso da linguagem audiovisual. Para tanto, o artigo foi dividido em três tópicos: Breve histórico do cinema e a consolidação da linguagem; A linguagem audiovisual na escola e a relação com o processo de ensino-aprendizageme A produção do conhecimento: uma viagem pela história através do cinema e da linguagem audiovisual.E, para a concretização desse trabalho nos ancoramos nos estudos de Barthes (2008); Mascarello (2006); Mocellin (2009) e nos documentos oficiais: PCN (2000); PCN+ (2002); OCNEM (2006) e BNCC (2018). A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva,e as informações obtidas em relação à pratica docente foram extraídas da leitura dos relatórios de estágio dos acadêmicos do curso de Letras Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – Núcleo de Boa Vista do Ramos, os quais fizeram observação e regência em duas escolas estaduais no período de abril a setembro de 2018.
Palavras-chave: cinema, linguagem audiovisual, conhecimento, escola.
Introdução
Muitas intervenções pedagógicas no atual sistema de ensino no Brasil utilizam o cinema e a linguagem audiovisual para facilitar a compreensão e recepção do assunto a ser abordado em sala de aula. Ainda mais na contemporaneidade, ondeos indivíduos vivem conectados e sendo bombardeadosdiuturnamente por informações advindas da internet, tevês e redes sociais. Todas, sem exceção, utilizam a linguagem audiovisual.
O objetivo do presente artigo científico é mostrar o início e a evolução do cinema e da linguagem audiovisual, além de descrever a utilização dessa linguagem em sala de aula. Outro objetivo específico é evidenciar a importância do registro histórico para a produção do conhecimento, isso feito de maneira mais científica, mais sólida e real. Também relata as dificuldades encontradas na prática docente em relação ao uso da linguagem audiovisual. Para tanto, o artigo foi dividido em três tópicos: Breve histórico do cinema e a consolidação da linguagem; A linguagem audiovisual na escola e a relação com o processo de ensino-aprendizagem e A produção do conhecimento: uma viagem pela história através do cinema e da linguagem audiovisual. A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, do tipo descritiva, e as informações obtidas em relação à pratica docente foram extraídas da leitura dos relatórios de estágio dos acadêmicos do curso de Letras Mediado por Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas – Núcleo de Boa Vista do Ramos, os quais fizeram observação e regência em duas escolas estaduais no período de abril a setembro de 2018.
Breve histórico do cinema e a consolidação da linguagem
O cinema teve origem a partir da ansiedade do homem em ver um registro imagético em movimento. Porém, alguns historiadores afirmam que o cinema surgiu por volta de 40 mil anos quando os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. Dessa forma, a história do cinema estaria ligada diretamente com a história da imagem e, consequentemente, a história do registro.
Por volta de 5.000 a.C. o povo chinês realizava apresentações de histórias por meio de um processo muito similar a exibição de um filme. Esse processo é conhecido como jogo das sombras e lidava com exposição de imagens sobre uma tela (que na época era feita de linho).
As imagens eram produzidas por artistas que utilizavam as mãos para criarem formas de animais, de objetos e de pessoas. Os artistas ficavam por detrás da tela onde existia uma fonte de luz (fogueira) que iluminava as mãos dos artistas que se movimentam para a criação de alguma imagem. Eles também narravam as histórias. Essa experiência deu início à câmera escura que, mais tarde, foi produzida em uma caixa com lente biconvexa acoplada no lugar do orifício. E a partir dessas e de outras experiências chegou-seao resultado que originou o conceito para a composição atual do movimento no cinema que tem como base, 24 quadros por segundo.
Nesse processo de construção da linguagem cinematográfica foram necessários inventar vários aparelhos para se obter a captação de imagens e medir o tempo da persistência retiniana, a saber as principais invenções foram: fenacistoscópio, praxinoscópio, fuzil fotográfico, cronofotografia, cinestocópio, cinematógrafo. A junção dessas invenções possibilitou a realização dos primeiros documentários (pequenos filmes) e assim originou-se a linguagem cinematográfica criando as suas estruturas narrativas.Na esteira desse processo de construção Barthes (2008) faz o seguinte relato: [...]