A contribuição da Fonologia Para a Alfabetização
Por Gaby Carvalho Alves | 13/08/2011 | EducaçãoNo processo de alfabetização a criança já tem noção de língua, só que falada, ou seja, sua produção oral. Objetivando facilitar o método de aprendizagem da língua escrita, tendo em vista que em nosso sistema de escrita um mesmo som (segmento oral) pode ter várias maneiras de ser escrito, uma mesma letra pode apresentar mais de um som. (visto na postagem Fonêmica - Uma Parte Importante da Fonética e Fonologia).
No sistema de ensino atual - sistema que segue o modelo estruturalista - existe um padrão para a aprendizegem, um molde, o qual consiste num aprendizado do sistema de signo individual e com representação fonêmica única. Assim, quando o aluno ouve uma palavra e a transcreve para o papel se complica por não saber a variação daquele grafema em outro ambiente que não aquele visto por ele.
Segundo a Professora Ms Patrícia Barreto, uma possível facilitação seria mostrar aos alunos os vários ambientes nos quais as letra estudadas adquirem características, modificando as que possuem substituindo outro grafema (processo chamado de Arquifonema). O desempenho do alfabetizando está diretamente relacionado ao modo de interação ligado à ler e escrever, o funcionamento da língua não provém apenas das convenções, mas do uso que o aprendizando faz da linguagem. Os chamados "erros" ortográficos ou a troca de grafema é um dos fatores que reflete a falta de relação entre os sistemas fonêmicos e gráficos que, segundo Matoso Câmara, essa relação também diz respeito ao dialeto local, induzindo o alfabetizando a trocar uma letra pela outra.
A Fonologia nos proporciona, enquanto aprendizes, o reconhecimento das variantes do português falado difenrenciado do escrito, fazendo com que aprendamos as convenções ortográficas e fonológicas, nas quais o Estruturalismo¹ contribuiu e se faz presente até hoje, e entendamos as varias formas e evoluções da língua, proporcionada através do estudo Gerativista², a qual devemos estar atentos à mudança e adaptação em sua utilização cotidiana.
_________________________
¹Com o estruturalismo a fonologia se firma como ciência, pois os estudiosos tentaram formalizar ou dá forma ao som. Para os estruturalistas a investigação do componente sonoro prevalecia sobre a análise de outras áreas gramaticais.
²A fonologia gerativa padrão -Gerativismo- apresenta o método de analise seguidora do modelo linear, Segundo Chomsky, essa fonologia busca entender o processo de interpretação e análise da estrutura lingüística na mente do indivíduo