A CONTABILIDADE E A GOVERNANÇA NAS EMPRESAS - Contabilidade como Apoio à Gestão de Negócios

Por Amanda Leong Ho | 18/04/2018 | Adm

Esse projeto acadêmico apresentará uma abordagem sobre a contabilidade e a governança nas empresas. Para um bom funcionamento de uma organização, uma gestão eficiente é fundamental para sua sobrevivência no ambiente empresarial. A Contabilidade fornece ferramentas para o controle da entidade, tomadas de decisões e até atender exigências legais. O uso e o aproveitamento devido das informações contábeis permite que a empresa consiga criar estratégias que possam auxiliar no sucesso da empresa. Os sistemas contábeis são capazes de resumir, simplificar e melhorar o desempenho de uma organização. Utilizando métodos que são de entendimento geral, a Contabilidade proporciona aos seus usuários uma visão ampla e detalhada de uma empresa. A Contabilidade auxilia a organização a se planejar e organizar, mesmo em momentos adversos, fazendo com que esta consiga aproveitar todos seus recursos ao máximo e sobreviver no mercado.

PALAVRAS CHAVE: Contabilidade gerencial; gestão de negócios; governança nas empresas; informações contábeis; tomada de decisões.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho visa abordar a questão da Contabilidade e a governança nas empresas que engloba a Contabilidade como apoio à gestão de negócios. É fundamental para uma organização o uso de ferramentas técnicas que forneçam informações claras e precisas da real situação da empresa e possibilitar que os gestores e empreendedores consigam decidir o melhor caminho a ser seguido.
A contabilidade é a ciência que estuda e pratica funções como controle, orientação e registros dos fatos de uma administração, servindo assim como uma ferramenta para que o gestor possa usufruir para obter melhores resultados e gere um crescimento econômico e empresarial para sua organização. O princípio e norma de contabilidade, é a demonstração clara da situação patrimonial da empresa e dos resultados do exercício.
É papel do contador gerenciar medidas que favoreçam a entidade a longo prazo. O progresso de uma empresa anda juntamente com sua boa administração financeira. Sem a Contabilidade presente, a empresa não tem uma estrutura capaz de analisar seu desempenho, reduzir seus custos sem afetar sua produtividade, reconhecer os riscos futuros e apoio em seu planejamento. Um fator que impede as empresas muitas vezes de obter sucesso é a ausência de informações que auxiliam no processo de gestão. As informações geradas pela Contabilidade conseguem assessorar os administradores da organização e assim, melhorar suas operações (conseguindo reduzir seus custos, por exemplo). Uma das principais funções Contabilidade é dar suporte ao gestor de uma empresa em suas decisões. Com a formulação de estratégias, a empresa consegue aproveitar seus recursos integralmente.

1.DESENVOLVIMENTO

A Contabilidade tem papel fundamental na gestão de negócios, ela fornece informações imprescindíveis para o funcionamento e controle de uma empresa. Com informações precisas e claras, é possível criar um bom planejamento, estratégias para um melhor funcionamento da entidade e proporcionando métodos que os diferencie de seus concorrentes fazendo com que consigam se sobressair no mercado. As informações contábeis refletem a realidade da empresa.
É de suma importância para uma organização o uso de ferramentas técnicas que forneçam informações claras e precisas da real situação da empresa e possibilitar que os gestores e empreendedores consigam decidir o melhor caminho a ser seguido. No mundo empresarial, informação é poder. Com uma informação precisa, a empresa é capaz de saber seu real posicionamento no mercado, além de analisar o andamento das vendas, como está o fluxo de caixa, quais são seus custos e reconhecer gastos que possam ser reduzidos.
O contabilista usa as informações contábeis como meio de analisar o desempenho, análise e proposta de ações para a equipe de gestão, gestão de liquidez de ativos de controle, finanças, planejamento fiscal, governança corporativa, gestão de riscos, análise de viabilidade de projetos e na redução de custos e melhorias contínuas na produtividade. Isso faz com que a entidade consiga um maior aproveitamento de seus recursos e também manter sua sobrevivência no mercado.

[...]

Artigo completo: