A comunicação entre as empresas e seus públicos na era da informação.

Por Jonatas Oliveira | 12/05/2012 | Tecnologia

O cenário mercadológico da sociedade atual, está em plena transformação, graças aos avanços tecnológicos que permitiram o desenvolvimento de novas formas de comunicação e interação entre as empresas e a sociedade. As mídias sociais assumiram um lugar de destaque na sociedade contemporânea, tendo a capacidade de reunir milhares de pessoas em torno de objetivos, temas e assuntos em comum, possibilitando a transmissão de informação de forma rápida e econômica. As mídias sociais também criaram inúmeras novas formas de falar e se fazer ouvir, proporcionando um ambiente propício para a interação entre indivíduos.
O fato é que com o advento das ferramentas de Web. 2.0, que proporcionaram o estabelecimento das redes sociais digitais, foi iniciado um processo, sem volta, de transformação das relações humanas e empresariais. A interação virtualizada gerou novas lacunas a serem preenchidas pelas empresas nesse ambiente. "Encarar esse momento de transição como uma oportunidade de atingir um público cada vez maior, é o desafio das empresas nessa nova era, a era da informação" (Jonatas Oliveira).
Os desafios a serem enfrentados nessa era ainda estão sendo descobertos. O fato, é que hoje as pessoas têm acesso à informação como nunca tiveram antes. Notícias são propagadas e transmitidas em tempo real gratuitamente. Aliás, pessoas comuns, são hoje, produtores de conteúdo e informação, assumindo um papel de destaque na rede. Nunca antes a população teve acesso a um meio tão eloqüente para se expressar como a internet. Em questão de minutos, opiniões, críticas e manifestações são repercutidas aos milhares ao redor de todo o mundo. É nesse contexto que as empresas devem saber interagir com o público, construindo criativamente, um relacionamento confiável, transparente e duradouro. Esse é o desafio da comunicação empresarial nesses dias.