A COISA MAIS IMPORTANTE

Por Rafael Ferreira da Silva | 28/10/2015 | Família

A coisa mais importante...

São 18 horas. O chefe convocou uma reunião de última hora. Você acaba de se lembrar que é na mesma hora da apresentação de seu filho na escola. O que você faz?

A semana foi difícil. O trabalho deu muito trabalho. Você liga pra casa dizendo que vai dar uma “esticadinha” com os amigos para um happy hour ou vai pra casa planejando um programa com a esposa e filhos?

Sua esposa trabalha fora para ajudar nas finanças da casa. Você chega e vai ajudar nas tarefas da casa ou ela precisa dar conta das tarefas e ainda cuidar dos filhos enquanto você está descansando no sofá?

Será que, diante desses e outros exemplos possíveis, você poderia dizer que está priorizando a sua família?

Deus estabeleceu a família como refúgio dos valores morais e espirituais, devendo ser também um ninho de amor e felicidade. Mas, no mundo conturbado de hoje, ela está muito fragilizada, contrariando o que Rui Barbosa afirmou: “A família é a célula-mãe da sociedade”.

Essa importante célula está doente, vítima do corre-corre da vida e da prioridade às coisas materiais. Violência, corrupção e inversão de valores constituem uma prova inquestionável de que a sociedade reflete o fracasso da família moderna. 

Pais e mães que escolhem o trabalho e as finanças ao invés dos filhos. Esposos e esposas que não conversam mais. Filhos que estão distantes dos pais. Pais que compensam a distância com tablets, smartphones e games.

Goethe escreveu: “As coisas mais importantes nunca devem ficar à mercê das menos importantes.” Lamentavelmente, a família ocupa o último lugar na lista das prioridades da vida. Mas o plano divino continua prescrevendo  fidelidade entre os cônjuges e pais dedicados à educação dos filhos, pondo-os em primeiro lugar em relação aos demais propósitos e objetivos da vida. Esse é o maior investimento para o presente e o futuro.

Ponha sua família em primeiro lugar. Abrace seus filhos antes que os traficantes o façam. Ame seu cônjuge para que os filhos reproduzam esse exemplo.