A Carteira e a Bíblia
Por João Placoná | 20/02/2009 | ReligiãoLucas – 12:34 Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.
O dinheiro, visto como um fim em si mesmo, prende-nos rapidamente e afasta-nos de Deus e dos necessitados.
A melhor maneira para usar o dinheiro sabiamente é ver o quanto podemos usá-lo a favor dos propósitos de Deus, não o quanto podemos acumular para nós mesmos. O amor de Deus toca a sua carteira? Seu dinheiro lhe traz liberdade para ajudar os outros? Se sua resposta é sim, você está armazenando tesouros duradouros no céu.
Se suas metas e finanças o impedem de contribuir com generosidade, amar aos outros e ou servir a Deus, ainda há tempo, oferte o que for necessário para colocar a sua vida sob a perspectiva correta.
Quando você aplica todo o seu dinheiro em seus negócios, seus pensamentos se concentrarão em obter lucro. Mas se aplicá-lo em prol de outras pessoas, você se preocupará com o bem-estar delas. A que você dedica o seu tempo, dinheiro e energia? Quais são as suas preocupações? Que mudanças você deve fazer no modo como utiliza seus recursos financeiros, a fim de refletir os valores do Reino com mais precisão?
Em um domingo de verão à tarde, meu vizinho tocou a campainha da minha casa e me disse: - Você já sabe que o vidro da porta do seu carro está quebrado?
Saí correndo por porta afora. Havia cacos de vidro por toda parte. Em pleno dia furtaram objetos do interior do meu veículo...
Mas, o que levaram? Pensei. Após adentrar ao veículo e fazer uma busca, dei falta de duas coisas: minha carteira e minha Bíblia Sagrada.
Imediatamente comuniquei à minha esposa e disse-lhe: Tenho que ir à Delegacia e abrir um B.O., pois levaram a minha Bíblia Sagrada e minha carteira com documentos pessoais, além é claro do dinheiro...
Estava eu me arrumando quando tocou a campainha. Um desconhecido trazia minha Bíblia Sagrada. Ele a encontrara aberta sobre a calçada um pouco adiante da minha casa e, como nela estava escrito o meu nome e endereço, veio devolvê-la. Alegrei-me por recuperá-la, pois, como sabemos, as anotações que fazemos em nossa Bíblia são valiosas – não há dinheiro que pague!.
Nesta altura vocês devem estar pensando: E a carteira?
Com certeza o ladrão confundiu a Bíblia (A minha Bíblia possui zíper) com uma bolsa... Quando constatou o erro, a jogou fora, levando somente a carteira.
Foi a escolha dele. Também é a de nossa sociedade moderna, que ama o materialismo e despreza Deus. Mas será que é a escolha correta?
Jesus advertiu seus discípulos: “Não ajunteis tesouros na terra... Onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu... Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração... Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” Mateus 6.19-21,24.
Qual tem sido a sua escolha? A Bíblia ou a carteira? O seu futuro eterno depende dessa escolha. “Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6.33.