A Carta De Pero Vaz De Caminha

Por Vanessa Souza Da Silva | 30/09/2013 | Literatura

A carta de Pero Vaz de Caminha fala sobre o descobrimento do Brasil,suas riquezas,e seus habitantes e o contato dos europeus com os índios,Pero foi o escrivão da frota de pedro álvares cabral,na carta o escrivão pede desculpas por sua ignorância e justifica que escrevera o que vê. Fala sobre a navegacão e o momento que se avista terra, dela dizia que o capitão-mor colocou o nome da terra de terra de vera cruz .

Ao desembarcarem os portugueses avistaram várias pessoas nuas, a principio se assustaram ,fala que o primeiro contato com os índios foi pacifico com trocas de arcos e flechas por espelhos e carapuças.

Sobre a feição eles dizem que as pessoas eram morenas claras um tanto avermelhadas,se impressionam pela nudez e limpeza,de acordo com a carta,eles passaram um bom tempo la e que nesse tempo puderam conhecer melhor a terra e suas iquarias,como camarões muitos saborosos e grandes.

Os hábitos,a cultura,a alimentação,os trajes e comportamento deixavam bem claro as diferenças entre índios e portugueses,

A primeira missa realizada no Brasil pelo Frei Henrique no domingo de pascoela, a crença religiosa dos portugueses era o catolicismo  por isso foi feita uma cruz,que para os índios não tinha significado e estavam mais interessados nas ferramentas do que no simbolo.

Na carta ele fala também das paias,das palmeiras,os animais e a vegetação .

Fala de todos os dias de convívio com os índios,as visitas dos índios ao navio e as dos degradados as aldeias,elogia as águas,terra e de não sabe se há ouro ou prata.