A Carta de Pero Vaz de Caminha

Por Areta Micaela Silva Oliveira | 24/09/2013 | Literatura

A Carta de Pero Vaz de Caminha

A carta é um documento escrito por Pero Vaz de Caminha, sobre o descobrimento do Brasil. Datado em 1º de maio de 1500, falava sobre os recursos que Portugal poderia tirar proveito e do povo que aqui habitava que no caso eram os índios, e também informava sobre a formação geográfica existente no local.

Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, que enviou a carta por Gaspar de Lemos, que era comandante do navio de mantimentos para Dom Manoel 1º, para comunicar-lhe o descobrimento de novas terras. A carta demonstrava o deslumbramento dos Europeus para com o novo, assim era chamadas as Américas, de “novo mundo”.

Ele também relata algumas características da nova terra encontrada como, por exemplo, o momento em que enxergaram o monte, mais tarde chamado de monte Pascoal, narra também o primeiro contato com os índios.

Vaz de Caminha nasceu em Portugal, já trabalhou como cavaleiro nas casas de D. Afonso 5º, de João 2º, e D. Manuel. Desenvolveu conhecimentos em escrita para elevar-se de posto, foi selecionado para redigir os capítulos da Câmara Municipal, tornando-se assim em 1500 autor da carta sobre o descobrimento de novas terras, o Brasil, que serviu como testemunho histórico da nau capitânia da armada de Cabral, e também considerado certidão de nascimento do Brasil.

Pero Vaz de caminha faleceu em 15 de Dezembro de 1500 pelos mouros em Calecut na índia.