A carta de Pero Vaz de caminha

Por adriana vitor usipales | 19/09/2013 | Crescimento

                                                                                                                                                                                 

Quando pensamos na carta de Pero Vaz de Caminha ao relatar sua historia para o rei ele conta como foi descobrir novas terras, e fala como foi à convivência com os índios e descreve sobre a terra por onde eles passaram e fala da cultura dos índios.

Ele descreve a sua trajetória começando na grã-Canária onde depois de algum tempo viram a ilha de são Nicolau e assim continuaram suas navegações pelos mares e depois de passar por tantos lugares por vário popa, em direção norte, para ver se achavam alguma abrigada e bom pouso, onde nos ficássemos, para tomar água e lenha.

            Dias longe de casa encontraram uma terra onde se avistavam um grande monte alto e redondo, com outras serras e com grandes arvores onde foi colocado o nome de monte Pascoal. E falando sobre sua viagem pelo Brasil ele conta para o rei que a partida de Belém foi na segunda-feira 9 de março. E que no sábado, 14 do dito mês eles acharam entre as Canárias, mais perto da Grande Canária. E que andaram todo aquele dia em calma. E no domingo 22 do dito mês, eles viram as ilhas de cabo verde.

            E ele ficou meio que curioso com o pedaço de osso que se localizada nos lábios dos índios, pois não os davam dificuldades em falar e nem no comer e beber.

           E viu que os cabelos dos índios eram corredios, ou seja, liso, em dos índios como se fosse o chefe olhava para os portugueses com os cordões de ouros e para a terra deles. E com isso mostraram muitas coisas fazendo sinal para a terra.

            O capitão Nicolau Coelho e Bartolomeu Dias queria deixar ir com seu arco e sua seta, aos quais deram coisas.

E durante sua viagem eles descobriram muitas coisas sobre os índios e etc.

            Seguindo em viajem encontraram índios de hábitos totalmente diferentes e nesse meio corriam o risco de morrer mais pouparam suas vidas e tornaram-se amigos onde passaram ate a noite com os índios depois disso Pero Vaz de Caminha

            E 21 dias de abril eles toparam com alguns sinais de terras. E quarta-feira seguinte pela manhã, topamos aves a que chama furabuchos. No mesmo dia eles toparam com varias terras e deram nomes a elas e ali ficaram toda a noite.

            E logo pela manha eles encontraram umas pessoas na terra nuas e pardas, e traziam arcos nas mãos, e suas setas. E vinham em direção a o vatel, depois logo pela manha levantaram as levantaram as ancoras, e foram ao longo da costa, com bateis e esqui fez amarrados na

A carta de Pero Vaz De caminha foi escrita com o objetivo de informar ao rei a descoberta de novas terras, descrevendo tudo o que havia nela e o caminho que tinham o percorrido através das navegações.                

Artigo completo: