A carta de Pero vaz de Caminha

Por beatriz natallie lopes bruce | 19/09/2013 | Literatura

  

   No ano de 1500, Pero Vaz de Caminha, um grande escritor portugues e também escrivão de Pedro Álvares Cabral. Em sua vinda para o Brasil, ele escreveu um documento em que registra o descobrimento do Brasil na historia mundial.                                                                          

   Ao chegar ao Brasil, ele conta como se surpreendeu com as maravilhas que essas terras proporcionam, a beleza, a cultura, os povos, os animais, o clima, as plantas entre outros. Caminha relata sobre a aparência dos povos e como se comportavam, a sua aparência eram pardos, andavam nus e tinham penas na cabeça, Pero Vaz de Caminha, além de falar sobre as grandes riquezas, atrativos e virtudes que haviam na terra, ele faz também uma narrativa sobre as reações dos índios com a chegada dos portugueses, com objetivo simples de relatar algo real as suas observações.

    Então a carta de Caminha, possui críticas equilibradas e com pensamentos humanistas, transmitindo muitos dados sobre o descobrimento das novas terras. Caminha também em sua carta, aconselha o rei D. Manuel que aproveite mais as terras e também os seus recursos, para que esta terra tenha um grande futuro e um bom reconhecimento. O documento de Pero Vaz de Caminha, foi escrito em 1500, mas só foi publicado depois da independência do Brasil, porem a carta trouxe um grande reconhecimento para o Brasil, o qual Caminha fez repletos elogios que trouxe muitos benefícios, que ficou no marco da história desta nação.