A Carta de Pero Vaz de Caminha
Por Pamela Rayssa Alves dos Santos | 17/09/2013 | HistóriaA Carta de Pero Vaz de Caminha
No início da carta, Pero Vaz de caminha relata que assim como o capitão-mor da frota e assim como os outros capitães, escreverão a Vossa Alteza informando sobre a nova terra e se comprometendo a escrever apenas o que viu e aconteceu.
Ele também relata a partida de Belém que aconteceu em 09 de Março passando entre Canárias, viram as ilhas de Cabo verde (ou ilha de São Nicolau). Ao amanhecer de uma segunda-feira, se perderam da frota Vasco de Ataíde com sua nau, sem haver tempo forte... O capitão fez o possível par ao achar, mas não conseguiu.
Então seguiram seu caminho até terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram 21 dias de abril eles toparam com alguns sinais de terra, enxergavam ervas compridas que chamaram de Botelho ou até de rabo-de-asno. E na quarta do dia seguinte de manhã encontraram aves, que chamam de fura-buchos. Do monte alto, o capitão pôs o nome de Monte Pascoal e à terra de Terra de Vera Cruz.
Eles avistaram homens pardos e nus, na praia sem coisa alguma que coisa algum pra cobrir suas vergonhas, em suas mãos tinham arcos e setas, vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal.
Muitos deles ou quase a maior parte dos que andavam ali traziam aqueles bicos de osso nos beiços. E alguns, que andavam sem eles, tinham os beiços furados e nos buracos uns espelhos de pau, que pareciam espelhos de borracha; outros traziam três daqueles bicos, a saber, um no meio e os dois nos cabos. E ainda andava com 3 ou 4 mulheres de cabelos pretos e longos e muito gentis.
A carta de pero vaz de caminha retrata um mundo novo terras novas pessoas novas, culturas diferentes daquela que conhecia sem preocupação com o mudo de se vestir ou qualquer modo. Mulheres e Homens com seu perfil totalmente natural sem preocupação, o jeito de celebrar uma missa modos diferentes de povos que vivia uma vida baseada no que vinham e tudo muda e novas coisas aparecem origens jeitos diferentes. Terras fascinantes com cada tipo de plantas áreas e um monte lindo e o jeito a fala fascinante.