A CARA DO BRASIL: O ONTEM E O HOJE!

Por Lauro Elisio Fontes Medrado | 25/06/2009 | História

Tanto no Filme Carlota Joaquina quanto em Cronicamente Inviável, os autores procuram mostrar a verdadeira realidade em diferentes épocas do nosso lindo Brasil. Respectivamente o primeiro mostra o início de nossa história através de muita exploração através dos colonizadores portugueses; o segundo não tão diferente, mostra nossa realidade nos dias atuais, que apesar da “Independência” continuamos colônia e somos ainda vivemos diante de muita exploração e preconceitos.

Desde cedo conhecemos a história do descobrimento e colonização do Brasil de uma forma muito benéfica para o Brasil, o que na verdade é pura fantasia. Devemos estar cientes que não ouve respeito algum dos portugueses para com os nativos aqui existentes e no filme Carlota Joaquina deixa claro o que estamos falando. Na verdade a corte portuguesa ver o Brasil como refúgio, uma vez que estes assustados com a Revolução Francesa; sendo que aqui agiriam inversamente, lá refugiados e aqui sendo os mandantes, agindo com muita descriminação e exploração dos índios e negros, etc. Em Cronicamente Inviável vemos que apenas colhemos os frutos dessas diferenças e maus tratos do inicio da colonização, desde os abusos até a prostituição. Essas atitudes ficaram plantadas nas pessoas de todo o mundo, que apesar de ver o Brasil como o país tropical de muitas riquezas ainda tendem ou acabam sempre olhando apenas as diferenças sociais. A idéia do filme está na própria advertência: “SER UM PAÍS DESORGANIZADO DÁ TANTO OU MAIS TRABALHO DO QUE SER UM PAÍS SÉRIO”.

De uma forma geral ambos os filmes mostram a verdadeira cara do Brasil de ontem e de hoje, ou seja, os absurdos da vida brasileira, que deixa a sociedade estruturalmente injusta e incompetente, trazem muita hipocrisia, auto-engano, submissão, destruição ambiental, hedonismo inconseqüente, discriminação social e racial, cinismo, exploração, violência institucional, ingenuidade, corrupção e os conflitos se dão por meio das relações cotidianas, como entre patrão e empregada ou cliente e garçom, uma questão de submissão existente deste o inicio da história. Em Cronicamente Inviável o autor chega a citar que o carnaval é a única manifestação que pobres e ricos se alegram, mas que mesmo assim é visível tais diferenças, os blocos carnavalescos como status e a pipoca como alternativa para os pobres etc.

Enfim, esse mundo multirracional típico do Brasil, acontece devido a falta de uma civilização organizada que preza apenas a felicidade de poucos esquecendo da grande massa que sofrem diante de tanta miséria existente. Mas como consolo devemos ver a felicidade como forma de honestidade que ora foi pregada por uma mãe aflita que através de muita coragem prega para seu filho carente a importância da riqueza interior, da pureza de alma, deixando a idéia de que pobreza não e sinônimo de vergonha e que a mudança está em cada um, seja rico ou pobre, branco ou negro etc.