A base da liturgia dentro da Igreja Católica Oriental para leigos

Por ... | 23/04/2018 | Religião

A missa é datada como a celebração que Jesus fez com os discípulos. Mais especificamente a última Ceia, momento esse que foi chamado pelo próprio Jesus de Páscoa (CORDEIRO et al., 2015).

A liturgia se engloba no conjunto de ações e ritos que acontecem em ordem na missa, todos esses elementos são essenciais na Celebração Eucarística, uma vez que a riqueza de cada momento vivido naquele instante tem um real significado espiritual (MARINHUK, 2012).

A igreja Católica Oriental promulga a união universal entre seus ritos e formas de orações, para que assim todos os seus fiéis possam comungar da mesma palavra em qualquer lugar do mundo no mesmo dia, essa unidade se dá devido a severa tradição impregnada pela igreja desde o seu surgimento, visto que muitos de seus costumes e tradições já foram alterados ao decorrer do tempo. Os Concílios Ecumênicos são exemplos de momentos de reunião eclesial onde ocorre essas alterações que na perspectiva religiosa são necessárias para que a igreja mantenha sua missão evangelizadora em vigor (MARINHUK, 2012).

O Código de Direito Canônico é um dos livros que favorecem a união universal entre as decisões que ocorrem em cada igreja Católica particular e mantem a liturgia viva nas celebrações. A liturgia evidencia de forma concreta a vivência da fé centralizada em seus dogmas, que em conjunto com todas as suas tradições carrega de geração em geração os ensinamentos de Jesus (MARINHUK, 2012).

REFERÊNCIAS

CORDEIRO, J. M. G. A beleza da liturgia : propostas para celebrações dignas / colab. António Júlio da Silva Cartageno. Fátima : Secretariado Nacional de Liturgia, D.L. 2012.
MARINHUK, M. Ateologiae Espiritualidade Daliturgiaoriental. 2012.