A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA GESTÃO HOSPITALAR

Por NAJELA APARECIDA DE OLIVEIRA | 11/01/2018 | Educação

Os profissionais que atuam na área da saúde têm por prioridade zelar pelo bem-estar físico e psíquico do paciente, nesse contexto, surge o papel do pedagogo. Nos hospitais há crianças e adolescentes internados que muitas vezes perdem o ano letivo por permanecerem hospitalizados por um longo período. O pedagogo neste espaço, tem a finalidade de acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar.  
Por meio disso, é possível afirmar que o pedagogo tem um poder de atuação diferenciado, representado no modo como lida com situações de tensão e sofrimento por parte desses pacientes. Entretanto, a pedagogia hospitalar ainda se configura como um desafio, pois, nessa área o pedagogo precisa desenvolver um trabalho de cunho social, contribuindo para processo de aprendizagem dos pacientes prejudicados na sua escolarização, proporcionando conhecimento e qualidade de vida a ele.   
A pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação, nos espaços de recreação do hospital e brinquedotecas, quando houver. Essa prática pedagógica tem por finalidade amenizar o sofrimento de crianças internadas no hospital, envolvendo o paciente em atividades pedagógicas planejadas por profissionais voltados a área da educação. Fazendo com que ela se distraía da rotina hospitalar, agulhas, soros e injeções. Além do mais, o pedagogo também tem poder de atuação em ONG´s, associações e igrejas.  
Contudo, em sala de aula, o trabalho de ensino e aprendizagem é diferenciado. Agora nesse espaço, o professor procura transmitir o máximo do seu conhecimento teórico e prático. Sempre na expectativa de alcançar o melhor resultado possível. Assim, considera-se o pedagogo como um educador que, em diversas situações, desempenha funções que cabem à família do educando. Utilizando de um olhar crítico, esse profissional pode ainda identificar acontecimentos acerca da rotina dos seus alunos, percebendo o que ele sente, por exemplo, através de desenhos, gestos ou linguagem verbal e corporal.   
Portanto, seja no âmbito hospitalar ou dentro de outros espaços, o pedagogo desempenha suas funções a fim de proporcionar o desenvolvimento educacional do 
aluno, garantindo o direito da criança em ter pleno acesso ao processo de aprendizagem.