A aprendizagem e prática dos acadêmicos de enfermagem...
Por Francilandia Caetano Rocha cabral | 15/07/2016 | SaúdeFACULDADES MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Francilandia Caetano Rocha Cabral
Gilson Silva de Farias
Kalina de Carvalho Cezar
Kellyane Samella Bezerra pessoa
A aprendizagem e prática dos acadêmicos de enfermagem do 9° período na UBS das Malvinas IV
INTRODUÇÃO.
O estágio teve por finalidade complementar a formação acadêmica, proporcionando conhecimento nas competências e habilidades necessárias ao enfermeiro (a) da Rede Básica de Saúde, através do acompanhamento diário da prática profissional da enfermeira da unidade.Com duração de 400 horas e foi elaborado no período de 22 de fevereiro a 02 de junho de 2016.
Desenvolvemos habilidades mediante tudo que foi visto na teoria em sala de aula, proporcionando-nos experiência acadêmica e profissional pela vivência e realização de procedimentos junto aos pacientes e a rotina com a equipe que lá atua, como também aprendemos a planejar e executar as ações de forma humanizada e com qualidade profissional atendendo sempre os requisitos éticos da enfermagem. Quando necessário cada profissional faz o encaminhamento de referência e contra- referência para melhor resolutividade das intercorrências.
Devido ao excesso de volume e atribuições do enfermeiro na UBS, tanto na parte assistencial quanto na burocrática ser demasiada para este profissional, muitas vezes não tem como ele contribuir na sala de vacina, onde muitas vezes o técnico de enfermagem fica com total responsabilidade e na sua falta não é realizado esse procedimento. A parte de educação em saúde também há uma ausência de formação de profissionais para realizar palestras com os grupos de HiperDia e gestantes separadamente de acordo com as suas necessidades, dificultando assim a promoção e prevenção continuada.
Os principais serviços oferecidos são acolhimento, enfermagem, acompanhamento do bebê e da gestante, exame preventivo (câncer de colo de útero), imunização (vacinas), nebulização, atendimento médico, consulta odontológica, tratamento odontológico, planejamento familiar, testes rápidos de HIV, sífilis e gravidez (TIG), grupos de educação em saúde e tabagismo, curativos, dispensação de medicamentos básicos, dispensação de preservativos e contraceptivos.