A Alimentação Orgânica e Sua Saúde
Por Severino Ramos da Silva | 23/12/2015 | SaúdeA alimentação orgânica e sua saúde. “Você é o que você come”, poucas frases são tão verdadeiras quanto essa! A sua alimentação reflete diretamente na sua saúde e qualidade de vida, por isso, quanto melhor a qualidade dos alimentos que consome melhor vai se sentir consigo mesmo. É por essa razão que os produtos orgânicos sempre são mais indicados do que os demais. Acha difícil encontrá-los ou o preço muito inacessível? Então pode ficar tranquilo: você pode ter a sua horta orgânica em casa !
Imagine ter sempre vegetais fresquinhos, sem fertilizantes ou conservantes prontos para serem inseridos no cardápio? Isso é possível e custa muito pouco, basta ter disposição para fazer a sua própria horta orgânica.
O que é preciso?
• Um bom local
Escolha um espaço da sua casa que seja de fácil acesso, orientado para o norte, para aproveitar melhor os raios solares e onde também seja fácil levar água. O local ideal para a horta deve ter uma boa exposição ao sol e estar protegido de animais domésticos.
• Avalie o clima e o solo
Como é o clima da região em que você mora? Procure vegetais que possam se adaptar facilmente a ele e será mais fácil cultivá-los. Em cada estação, você poderá mudar as culturas de acordo com a temperatura e quantidade de chuvas. O solo também deve ser bem avaliado: sua textura, os nutrientes que disponibiliza para as plantas, os organismos vivos presentes nele.
• Escolha a espécie
Quando for comprar as sementes ou mudas, converse com a pessoa da floricultura para saber quais são as características de cada espécie e quais os cuidados necessários.
Até quem mora em apartamento ou em casa pequena e sem quintal pode ter a sua horta orgânica! É muito fácil: escolha um vaso que tenha furos e preencha um terço dele com pó de brita. Depois, acrescente uma composição de duas partes de terra, uma de composto orgânico e uma de húmus até a borda do vaso. Pode espalhar um pouco de areia por cima e plante as mudas.
Garanta que o vaso será suficientemente exposto ao sol, regue de acordo com a espécie escolhida e tenha alimentos fresquinhos!