A ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por Daiane Schmitt | 26/09/2017 | Educação

A Adaptação na Educação Infantil

   A adaptação no contexto escolar é um processo de mudança e renovação na vida da criança, pais e professores.

  O chamado período de adaptação permite que a criança se integre mais facilmente na sua nova realidade que é a escola. Na infância, ficar longe da mãe e dos seus pertences se torna um processo difícil, por isso neste período muitas crianças se expressam emocionalmente e fisicamente de diferentes formas, como, choro, falta de apetite, inibido e até casos de febre.

   O período de adaptação de uma criança em um novo ambiente pode ser muitas vezes complicado, pois é o seu primeiro contato com o grupo de pessoas diferentes da sua rotina familiar.

   O professor precisa estar confiante, receber a criança com muito amor, carinho e fazer com que ela se sinta segura e acolhida. De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil.( 1998), há quem pense que se a criança insistirem chorar, não deve-se pegar no colo, para evitar a manha, por isso o caminho a seguir é o inverso, deve-se acalentar a criança, acalmar a sua insatisfaçãoe mostra-la algo agradável para que ela se distraia e passe a gostar daquele ambiente.

   A fase de adaptação não possui um tempo determinado para acontecer, depende muito de cada criança, da família e do professor, criando vínculos e dia após dia sentindo-se mais segura e feliz diante da rotina escolar, bem como ORTIZ(2000) que diz ser preciso, permitir e respeitar que a criança mantenha seu jeito de ser, seus rituais e sua rotina individualizada e que aos poucos vai se ajustando ao novo grupo, proporcionando assim, suavidade à adaptação sem rupturas bruscas e maior controle do adulto sobre o processo.

   Concluímos assim, que a escola deve orientar os pais no sentido de lhes transmitir queis as suas propostas e os seus objetivos deixando claro aquilo que podem oferecer ao seu filho. A tranquilidade e segurança dos pais favorece a separação transitória, portanto, eles devem estar tranquilos de que a decisão tomada está corretaem deixar seu filho na escola, tornando assim a fase de adaptação um processo mais fácil e tranquilo.

   Artigo escrito pelas professoras Daiane Schmitt, Ilhane Terezinha Giotti e Gisele Aparecida Marteninghi da Escola de Educação Infantil Amor Perfeito.