6 Dicas Financeiras Para Jovens

Por Rodrigo Colombo | 02/12/2009 | Economia

É para a nossa infelicidade que o tema “finanças pessoais” ainda não se tornou uma matéria exigida nas escolas e faculdades. Por isso, nossos jovens têm a dificuldade de gerenciar seu dinheiro, muitas vezes entrando em buracos sem-saída. Se você é um jovem, saiba que um bom caminho para começar a se organizar financeiramente é através da leitura. Você pode começar lendo bons artigos na área de finanças e buscando softwares para controlar seu dinheiro.  Para ajudar você a começar, vamos dar uma olhada em alguns passos básicos que o jovem possa viver uma vida confortável e bem gerenciada.

01. Aprenda a ser Auto-Controlado – Se você tiver sorte seus pais ensinaram você sobre autocontrole desde cedo. Se não teve esta sorte, é melhor aprender rápido, senão poderá entrar em grandes ciladas. Não entre em prestações longas, não gaste se você não tem o dinheiro, prefira pagar à vista. Se você não tem autocontrole, sugiro que não tenha cartão de crédito. De outra forma, poderá aprender lições das piores maneiras e sofrer muito.

02. Tome conselhos, mas selecione a fonte – Assuma o controle financeiro de sua vida. Ouça conselhos, mas não de todos! Muitos querem ajudar, mas não entendem nada de finanças. Cuidado ao tomar conselhos de avós, amigos e parentes em geral. Leia bons livros, participe de palestras, fale com profissionais, etc. Filtre os conselhos sem fundamento!

03. Saiba para onde seu dinheiro está indo – Faça um planejamento financeiro. Olhe de perto o seu orçamento. Corte despesas e gastos supérfluos. Aprenda a viver sem luxo, pois quando o luxo vier, será lucro. O pior é viver no luxo por algum tempo, e de repente, você ver que está falido.

04. Comece um fundo de emergência – Uma das frases financeiras mais conhecidas é esta: “Pague você primeiro”! Ou seja, reserve uma porcentagem de seus ganhos, como fundo de emergência. Mas cuidado para não pôr tudo debaixo do colchão. Senão, com o tempo a inflação consumirá seu dinheiro. Use a poupança, fundos de investimento, ações, etc.

05. Poupe para a aposentadoria desde já – A velhice chega num estalar de dedos. Se você não tiver cabeça agora, poderá chegar na terceira idade tendo que depender do governo. Comece a fazer um fundo para sua aposentadoria. Quanto antes você começar, melhor!

06. Entenda de impostos – Estude os impostos vigentes na nação. Pergunte a contadores, advogados, profissionais da área a respeito de como economizar pagando menos imposto. Seja você dono de empresa ou funcionário, saiba que há sempre uma forma legal de pagar menos impostos. Estes segredos precisam ser buscados, portanto, corra atrás!

Lembre-se, você não precisa ser especialista em finanças para começar a gerenciar seu dinheiro. Existem adolescentes e jovens que começam muito cedo a lidar com dinheiro, e consequentemente se tornar um sucesso na vida. Então, comece hoje. Aprender a controlar suas finanças não é tão difícil assim.